Chocolat Festival Ilhéus | Governo Estadual Baiano fortalece Turismo, Agricultura Familiar e Economia Solidária

Fotos: Daniel Thame | GOVBA Foi aberto na noite de quinta-feira (18) e vai até domingo (21), no Centro de Convenções, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau de Ilhéus-Chocolat Bahia. O evento, com o apoio do Governo do Estado, reúne cerca de 200 produtores e mais de 100 marcas de chocolates de origem do […]

Link Conquista
20/7/2024 12:44

Fotos: Daniel Thame | GOVBA

Foi aberto na noite de quinta-feira (18) e vai até domingo (21), no Centro de Convenções, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau de Ilhéus-Chocolat Bahia. O evento, com o apoio do Governo do Estado, reúne cerca de 200 produtores e mais de 100 marcas de chocolates de origem do Sul da Bahia, que a cada ano conquistam consumidores do Brasil e do exterior. Durante os dias do Chocolat Festival, além da exposição e comercialização de produtos e serviços, acontecem atividades como Fórum do Cacau, Choco Day, Cozinha Show, Cozinha Kids, Rodadas de Negócios, Atelier do Chocolate e apresentação de artistas regionais. O acesso ao festival é feito através de um Tunel Sensorial, que remete os visitantes à sensação de entrar numa fazenda de cacau cabruca.

O titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia, Wallison Oliveira Torresm, conhecido como Tum, afirma que o Governo tem atuado no sentido de fortalecer a lavoura cacaueira do Sul Baiano:

“e o festival é um evento que incentiva investimentos na produção de amêndoas de qualidade e consolida o sul da Bahia como a capital brasileira de chocolates de

origem”. O Governo da Bahia marca presença no evento com uma série de atividades. No Empório da Agricultura Familiar, são comercializados produtos de 27 territórios de identidade da Bahia. São mais de 60 itens como doces, geléias, licores, cerveja, iogurtes, queijos, cafés e bombons, mostrando toda a diversidade estadual.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, 70% dos produtores de cacau são agricultores familiares:

“e estamos apoiando uma cultura que gera emprego e renda e garante uma vida digna para milhares de pessoas. Além disso, o cultivo de cacau cabruca é único no mundo e contribuiu para a conservação do meio ambiente”.

 Jeandro Ribeiro, da Compahia de Ação Regional, enfatiza que “

o Festival serve como vitrine para a produção da agricultura familiar, não apenas o chocolate, mas de todos os nossos territórios de identidade. É uma grande oportunidade de negócios para as cooperativas e associações de produtores”.

Este post foi originalmente publicado em:
https://www.blogdoanderson.com/2024/07/20/cfilheus/