Alerta em Vitória da Conquista!

Janeiro Verde, uma das primeiras campanhas do ano, alerta sobre a prevenção e conscientização do câncer de colo do útero, que deverá afetar cerca de 17 mil mulheres entre 2023 e 2025, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A infecção persistente pelo HPV (Papilomavírus Humano) é responsável por 99% dos casos de câncer […]

Link Conquista
30/1/2025 16:27

Janeiro Verde, uma das primeiras campanhas do ano, alerta sobre a prevenção e conscientização do câncer de colo do útero, que deverá afetar cerca de 17 mil mulheres entre 2023 e 2025, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

A infecção persistente pelo HPV (Papilomavírus Humano) é responsável por 99% dos casos de câncer do colo do útero. Há diversos tipos de HPV, sendo os tipos 16 e 18 responsáveis por cerca de 70% dos cânceres do colo do útero.

Em Vitória da Conquista, entre os anos de 2020 e 2024 foram registrados 312 casos de HPV. A informação foi divulgada em reportagem exibida pela TV Sudoeste. E uma das principais formas de prevenção contra a doença é a vacinação contra o HPV.

Disponível em todas as salas de vacina das unidades de saúde das zonas Urbana e Rural, o imunizante contra o HPV faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para a idade de 9 a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) para meninas e meninos, além de adolescentes até 19 anos não vacinados. A vacina é aplicada em dose única e previne contra os principais tipos de vírus HPV causadores do câncer do colo de útero e outras neoplasias relacionadas a esse vírus como câncer de pênis.