Chuvas causam estrago por toda a Bahia, veja situação na região Sudoeste

Por Marco Ryan Desde a última sexta-feira (10), várias cidades da Bahia foram atingidas por fortes chuvas, de norte a sul do estado. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), 66 municípios baianos foram atingidos pelos temporais, com cinco deles decretando Estado de Emergência. Na região Sudoeste do estado, as cidades […]

Link Conquista
16/1/2025 21:21

Por Marco Ryan

Desde a última sexta-feira (10), várias cidades da Bahia foram atingidas por fortes chuvas, de norte a sul do estado. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), 66 municípios baianos foram atingidos pelos temporais, com cinco deles decretando Estado de Emergência.

Na região Sudoeste do estado, as cidades mais afetadas pela chuva foram Poções, Itambé, Jaguaquara e Maiquinique. Em Poções, foram mais de 200mm de volume de chuva no final de semana, porém, esse volume era o esperado para os próximos 15 dias na cidade, e isso acabou acarretando em alagamentos e pessoas desalojadas, com aproximadamente 150 poçõenses precisando sair de suas casas.

Em Itambé as chuvas se intensificaram na última terça-feira (14), com a cidade registrando 70mm de volume de precipitação em apenas 30 minutos. Esse temporal acarretou estragos por toda a cidade, o bairro mais afetado pela situação foi o Valdomiro Santos na região do Riacho do Barro, sendo necessário que a Defesa Civil isolasse o local e retirasse as famílias. A prefeitura de Itambé ainda está fazendo o levantamento dos prejuízos causados pela chuva.

Já em Jaguaquara e Maiquinique, as chuvas foram mais intensas durante o final de semana. Na cidade da Toca da Onça, aproximadamente 220 pessoas precisaram sair de suas casas, enquanto em Maiquinique mais de mil maiquiniquenses foram desalojados, mas, a maioria já retornou às suas residências. 

O levantamento feito pela Sudec mostra que em toda a Bahia há 271 pessoas desabrigadas, 957 desalojadas, 2 feridas e ao todo 2211 foram afetadas pela chuva. O estado ainda está em alerta laranja pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê um volume de chuva acumulado em 100mm durante os próximos dias.