Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON Em Itambé, a 58 quilômetros de Vitória da Conquista, uma tempestade de pouco mais de 30 minutos foi suficiente para deixar ruas alagadas, famílias desalojadas e desabrigadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foram registrados 70 milímetros de chuva, como é possível observar nas imagens. Para […]
Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON
Em Itambé, a 58 quilômetros de Vitória da Conquista, uma tempestade de pouco mais de 30 minutos foi suficiente para deixar ruas alagadas, famílias desalojadas e desabrigadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foram registrados 70 milímetros de chuva, como é possível observar nas imagens. Para atender à comunidade, o Governo Municipal de Itambé montou uma força-tarefa com o objetivo de reduzir os impactos, identificar zonas de maior risco e abrigar as pessoas afetadas. Também foi montado um abrigo provisório, que começou a receber as famílias. Segundo o Governo Municipal de Itambé, o número de munícipes desabrigados e desalojados ainda está sendo contabilizado, e deverá decretar Situação de Emergência devido aos estragos, principalmente na Zona Urbana. O monitoramento dos rios Parto e Verruga, que causaram os alagamentos há quatro anos, segue sendo realizado.
A principal orientação à comunidade é entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo número 153 em caso de emergência. Ainda em relação às chuvas, todo o Centro-Sul Baiano está sendo afetada. O Instituto Nacional de Meteorologia (IMET) manteve o alerta laranja até a quarta-feira (15). De acordo com o IMET, há previsão de chuvas de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 quilômetros por hora e descargas elétricas. O IMET também alertou sobre o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos. Em caso de emergência, em Vitória da Conquista, a comunidade pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193 ou com a Defesa Civil pelo 199. Também é possível fazer contato através do WhatsApp da Defesa Civil pelo número (77) 98856-5070.