A Justiça Eleitoral autoriza a partir deste sábado (20), até o dia 5 de agosto, os partidos e federações realizarem as convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador para as Eleições Municiapais 2024. Em Vitória da Conquista, a prefeita e pré-candidata à reeleição, Sheila Lemos […]
A Justiça Eleitoral autoriza a partir deste sábado (20), até o dia 5 de agosto, os partidos e federações realizarem as convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador para as Eleições Municiapais 2024.
Em Vitória da Conquista, a prefeita e pré-candidata à reeleição, Sheila Lemos (União Brasil), é quem vai dar a largada, neste sábado (20), a partir das 9h, no antigo Mediterrâneo, localizado na Avenida Juracy Magalhães. Ao lado do pré-candidato a vice-prefeito, Aloíso Alan (Republicanos), Sheila irá realizar o evento com a participação de todos os partidos que compõe a base de apoio da chapa marjoritária (União Brasil, Republicanos, Progressistas ,PSDB, Cidadania, PD, PRD e PL). O evento vai reunir vereadores com mandatos e pré-candidatos à reeleição, além de novos nomes que irão disputar uma vaga no legislativo conquistenses e lideranças dos partidos, do cenário nacional, estadual e local. O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, é presença confirmada no evento.
O pré-candidato a prefeito pelo Avante, Marcos Adriano, será o segundo a realizar a convenção. Ao lado da pré-candidata a vice-prefeita, Ariana, dos pré-candidatos a vereador e lideranças, Marcos oficilializará a chapa marjoritária, no dia 24 de julho. O evento acontecerá, na Avenida João Pessoa, 446, no Centro e contará com a presença de lideranças do partido.
A terceira convenção partidária será realizada pela pré-candidata à prefeita Lúcia Rocha (MDB), ao lado do pré-candidato a vice-prefeito, Marcus Vinicius (Podemos), no dia. O evento está marcado para acontecer no dia 3 de agosto, às 18h, no Centro de Convenções Edvaldo Frando e deve reunir as principais lideranças do MDB, Podemos, além do PRTB que também integra a base da chapa marjoritária. Cerca de 72 pré-candidatos ao cargo de vereador vão participar do ato.
A última convenção partidária será realizada pela frente partidária “União e Reconstrução por Conquista”, composta por PT, PCdoB, PV, PSD e PSB. O pré-candidato a prefeito, Waldenor Pereira (PT) e a pré-candidata a vice prefeita, Luciana Silva (PSB), vão oficialiazar a chapa no dia 3 de agosto, no Centro Integrado. No entanto, a data pode ser alterada para o dia 4 de agosto, pois ainda é esperada a confirmação do ex-governador e atual Ministro da Casa Civil Rui Costa (PT). O evento vai reunir grandes lideranças estadual, nacional e local dos partidos que compõe a base de apoio da chapa de Waldenor e Luciana.
As convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para debater assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições) e devem ser realizadas até o dia 6 de agosto. Depois desta definição, as agremiações terão até 15 de agosto para oficializar suas candidaturas junto à Justiça Eleitoral. A partir da escolha dos candidatos e submissão para a Justiça Eleitoral da ata dos partidos e federações, são iniciados os procedimentos para o registro de candidatura.