Por Gabriela Nascimento O sistema de monitoramento de trânsito e segurança, conhecido como Muralha Digital, começou a operar em Vitória da Conquista na última quarta-feira (01). A iniciativa busca reduzir acidentes de trânsito e identificar irregularidades cometidas por condutores. A empresa Atlanta Tecnologia da Informação é responsável pelo gerenciamento do sistema, que também será utilizado […]
Por Gabriela Nascimento
O sistema de monitoramento de trânsito e segurança, conhecido como Muralha Digital, começou a operar em Vitória da Conquista na última quarta-feira (01). A iniciativa busca reduzir acidentes de trânsito e identificar irregularidades cometidas por condutores.
A empresa Atlanta Tecnologia da Informação é responsável pelo gerenciamento do sistema, que também será utilizado para auxiliar na resolução de crimes, como furtos, roubos, sequestros e homicídios, além de outras infrações. O Muralha Digital conta com nove medidores de velocidade, 50 câmeras de videomonitoramento, e utiliza tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), capaz de identificar e transmitir, em tempo real, as placas dos veículos.
Até o dia 16 de janeiro, o sistema funcionará de forma educativa, promovendo conscientização. Após esse período, condutores poderão ser autuados por infrações de velocidade. Confira abaixo os pontos de monitoramento instalados na cidade:
Pontos de Medição de Velocidade
Avenida Laura Nunes – Limite: 40 km/h
Avenida Vivaldo Mendes – Limite: 40 km/h
Rua Siqueira Campos – Limite: 40 km/h
Avenida Juracy Magalhães (dois pontos + OCR) – Limite: 50 km/h
Avenida Luís Eduardo Magalhães (três pontos) – Limite: 50 km/h
Avenida J. Pedral (dois pontos) – Limite: 50 km/h
Avenida Frei Benjamim – Limite: 40 km/h
Pontos com Fiscalização por Câmeras de Monitoramento (OCR)
Avenida Integração
Avenida Presidente Vargas
Avenida Brumado
Avenida Paraná
A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) enviou uma nota ao Blog do Rodrigo Ferraz afirmando que a gestão municipal tem feito um esforço para garantir um município cada vez mais seguro para a população conquistense, seja no trânsito ou em outras situações relacionadas à segurança. De acordo com a Secom, a implementação desse novo sistema previne comportamentos inadequados que podem provocar acidentes, além disso, gera uma maior conscientização dos condutores. A Secom informou que novos radares foram implementados em pontos estratégicos, onde são registrados o maior número de ocorrências.
Além de contribuir para a segurança viária, o sistema será utilizado por outros órgãos de segurança pública, como a Guarda Municipal e a Defesa Civil. O Samu 192 também terá acesso às ferramentas, fortalecendo as estratégias de policiamento e permitindo respostas mais rápidas em situações de emergência.