Fotos: BLOG DO ANDERSON Sem um Canil Público, centenas de cães permanecem abandonados por todos os cantos de Vitória da Conquista. Na terça-feira (24), véspera de Natal, o BLOG DO ANDERSON registrou uma cena comum que políticos e munícipes vivenciam diuturnamente: para matar a fome, os animais reviram lixo em busca de alimento. Os trabalhos […]
Fotos: BLOG DO ANDERSON
Sem um Canil Público, centenas de cães permanecem abandonados por todos os cantos de Vitória da Conquista. Na terça-feira (24), véspera de Natal, o BLOG DO ANDERSON registrou uma cena comum que políticos e munícipes vivenciam diuturnamente: para matar a fome, os animais reviram lixo em busca de alimento. Os trabalhos têm sido realizados por ativistas, com recursos próprios ou por meio de doações. Está em funcionamento o Centro de Apoio à Saúde Animal (CASA), órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, porém ele não realiza o recolhimento de animais em situação de vulnerabilidade.
Isso reforça a necessidade urgente de Políticas Públicas na Joia do Sertão Baiano para a concretização de um Canil Público, uma instalação gerida por órgãos municipais que abrigaria cães abandonados ou recolhidos por situações de risco, oferecendo cuidados veterinários como vacinação e castração. Além disso, o Canil Público promoveria a adoção responsável, realizando feiras e triagens para garantir novos lares para os animais. O Canil Público também contribuiria para o controle de zoonoses e a saúde pública, prevenindo doenças transmissíveis entre animais e seres humanos, além de atuar em campanhas educativas e na fiscalização de maus-tratos e abandono, em parceria com outras autoridades locais.