Criação da Região metropolitana da Região Sudoeste da Bahia é tema de audiência na Câmara

Acompanhe a cobertura completa no Instagram do Blog do Rodrigo Ferraz. No Plenário Carmen Lúcia, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, foi realizada uma audiência pública para discutir a Criação da Região metropolitana da Região Sudoeste da Bahia na noite de hoje. A audiência foi de autoria do mandato do vereador Ivan Cordeiro (PL) […]

Link Conquista
23/11/2024 08:54

Acompanhe a cobertura completa no Instagram do Blog do Rodrigo Ferraz.

No Plenário Carmen Lúcia, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, foi realizada uma audiência pública para discutir a Criação da Região metropolitana da Região Sudoeste da Bahia na noite de hoje. A audiência foi de autoria do mandato do vereador Ivan Cordeiro (PL) e contou  com a presença da Prefeita Sheila Lemos, do deputado Estadual José Henrique Viana, do presidente da UPB, José Henrique (Quinho), do inspetor chefe do CREA- Ba em Conquista, Raoni Correia, de Antônia Bezerra, da FIEB, de Matheus Silveira, professor e cientista política, além de empresários, políticos e representantes da sociedade civil.

Ivan abriu a discussão explicando que o objetivo era reunir pesquisadores, estudiosos, agentes sociais e políticos para um debate democrático acerca das possibilidades de institucionalização de um modelo de integração intermunicipal, que favoreça o desenvolvimento econômico e social de uma região que abriga aproximadamente 2 milhões de habitantes. “É importante ressaltar que o estatuto da Metrópole de 2015 estabelece as diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução das funções metropolitanas”, falou. Ainda segundo o parlamentar, “não há dúvidas de que com a instituição desta região o estado será instigado a assumir novas responsabilidades de investimentos com os municípios integrantes, assim como, teremos um cenário em que as emendas parlamentares serão elaboradas estrategicamente para fortalecer o desenvolvimento regional”. Finalizou contando que o projeto conta com a participação de 34 municípios, que juntos representam mais de 1 milhão de habitantes.

Leia Mais