Em Jussiape, município localizado na Chapada Diamantina, o cenário político virou caso de política. Após o resultado da eleição realizada no primeiro domingo de outubro, o prefeito eleito, José Luz (Avante), registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil por ameaça de morte. Segundo “Zé” Luz, ele e seu filho, Guilherme Luz, presidente do partido […]
Em Jussiape, município localizado na Chapada Diamantina, o cenário político virou caso de política. Após o resultado da eleição realizada no primeiro domingo de outubro, o prefeito eleito, José Luz (Avante), registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil por ameaça de morte. Segundo “Zé” Luz, ele e seu filho, Guilherme Luz, presidente do partido Avante no município, receberam intimidações e foram ameaçados de morte.
Engenheiro agrônomo, Zé Luz, de 73 anos, já foi prefeito do município anteriormente. Na eleição de 2024 ele
foi eleito com 50,53% dos votos válidos, totalizando 2.995 votos.
Sobre as ameaças, ele afirma que acionou tanto a Polícia Civil, quanto a Polícia Militar.
Jussiape possui um histórico de violência por motivação político-partidária. Em 2012, o município foi palco de uma chacina que deixou quatro pessoas mortas. À época, Procópio Alencar, eleito prefeito com 58,48% dos votos válidos, foi uma das vítimas.