O vereador Ivan Cordeiro (PL) apresentou à Câmara Municipal de Vitória da Conquista um requerimento para realização de audiência pública para debater a criação da Região Metropolitana do município do Sudoeste baiano. De acordo com o edil, a reunião tem a proposta de ocorrer no dia 21 de novembro, às 19h. A intenção de Ivan […]
O vereador Ivan Cordeiro (PL) apresentou à Câmara Municipal de Vitória da Conquista um requerimento para realização de audiência pública para debater a criação da Região Metropolitana do município do Sudoeste baiano. De acordo com o edil, a reunião tem a proposta de ocorrer no dia 21 de novembro, às 19h.
A intenção de Ivan é é reunir pesquisadores, estudiosos, agentes sociais e políticos para um debate democrático acerca das possibilidades de institucionalização de um modelo de integração intermunicipal, que favoreça o desenvolvimento econômico e social de uma região que abriga aproximadamente 2 milhões de habitantes.
O vereador salientou que já está em tratativas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para que o projeto seja apreciado pelos deputados. “É fundamental que a proposta chegue à Assembleia Legislativa fortalecida pela efetiva declaração de interesse da população diretamente afetada. Já estou em articulação com lideranças locais e regionais e também o deputado estadual Vitor Azevedo, para que ele retome este debate na Assembleia Legislativa da Bahia e que avance com essa pauta junto ao Governo do Estado. Tenho convicção: com uma Região Metropolitana, todos nós sairemos ganhando”, disse o vereador.
A mobilização inicial certamente se prestará ao papel de demonstrar que a criação da Região Metropolitana de Vitória da Conquista promoverá o desenvolvimento regional em suas múltiplas dimensões, melhorando acesso à saúde, à educação, à infraestrutura viária intermunicipal, bem como soluções para diversos outros problemas como construção de viadutos nas principais rodovias nas saídas e entradas dos municípios.
A população de Vitória da Conquista, segundo estimativa de 2024 do IBGE, é de 394 024 mil habitantes, o que faz dela o terceiro maior município do estado, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana, e o 15° do Nordeste.