Na tarde da última quinta-feira (12), o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) recebeu 967 aves, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), oriundas de uma apreensão da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Jequié. A maioria dos pássaros é da espécie canário-da-terra, mas também há coleiros, papa-capins e capuchinhos. Eles foram adequadamente […]
Na tarde da última quinta-feira (12), o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) recebeu 967 aves, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), oriundas de uma apreensão da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Jequié.
A maioria dos pássaros é da espécie canário-da-terra, mas também há coleiros, papa-capins e capuchinhos. Eles foram adequadamente alojados e alimentados, e também passarão por uma avaliação clínica para averiguar o seu quadro de saúde. A partir de então, serão ministrados os devidos medicamentos e outros cuidados necessários. Eles ficarão no Cetas até estarem totalmente recuperados para só então serem devolvidos à natureza em áreas de ocorrência de cada espécie situadas em fazendas cadastradas pela Semma.
O Cetas é administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e é o único, entre os três centros da Bahia, que atualmente está aberto para receber animais. Situado na Serra do Periperi, o serviço tem como objetivo reabilitar os animais, na maioria das vezes vítimas do tráfico, e devolvê-los à natureza.