O transporte coletivo de Vitória da Conquista, que até poucos dias atendia apenas a Zona Urbana, está rompendo fronteiras e chegando também aos distritos. O primeiro contemplado foi São Sebastião, distante pouco mais de 26 km da sede do município. E agora foi a vez de José Gonçalves, situado a 25 km, receber uma linha […]
O transporte coletivo de Vitória da Conquista, que até poucos dias atendia apenas a Zona Urbana, está rompendo fronteiras e chegando também aos distritos. O primeiro contemplado foi São Sebastião, distante pouco mais de 26 km da sede do município. E agora foi a vez de José Gonçalves, situado a 25 km, receber uma linha exclusiva, com a tarifa no mesmo valor da tarifa urbana: R$ 3,80.
A linha R68, que começou a operar nessa segunda-feira (9), vai atender a comunidade com cinco horários em dias úteis, saindo da sede de José Gonçalves com destino ao Centro, às 6h30, 8h30, 12h45, 14h45 e 19h, e retornando ao distrito, saindo da Régis Pacheco (nas imediações do viaduto), às 7h30, 11h45, 13h45 e 18h. No intervalo das 8h30 às 11h45, o veículo estará recolhido para higienização. Aos sábados e domingos serão apenas dois horários, um de manhã e outro à tarde.
Além do acesso ao transporte e do valor da tarifa de R$ 3,80, a população de José Gonçalves, estimada em mais de 6.500 habitantes, gozará dos mesmos direitos assegurados aos passageiros das demais linhas de transporte público urbano, como a gratuidade da passagem de idosos (maiores de 65 anos), crianças menores de seis anos e portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes, bem como o pagamento da meia tarifa aos estudantes.
Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Lucas Dias, a linha foi disponibilizada após uma análise sobre o crescimento populacional às margens da BR-116, no trajeto até o distrito de José Gonçalves, e para atender um anseio da comunidade, que, durante uma consulta popular realizada pela Prefeitura, por meio do Governando com as Pessoas, priorizou o transporte público. Além disso, essa nova linha, da mesma forma que a de São Sebastião, visa também reforçar o acesso ao Distrito Industrial dos Imborés. “Cabe ao município resolver onde for possível a lógica de elevação do censo populacional e dar as garantias para que o transporte público acesse estes locais”, esclareceu.
Até sexta-feira (13), a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista (Atuv), responsável pela bilhetagem eletrônica, manterá um funcionário na Subprefeitura/Paac de José Gonçalves, para que os usuários possam fazer cadastros e recargas dos cartões.