O Município de Vitória da Conquista continua liderando com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nos anos iniciais, entre os 10 municípios baianos com mais de cem mil habitantes. O cenário nacional do Ideb 2023 mostra melhorias pontuais em relação a 2021 para os Anos Iniciais e um desempenho abaixo da meta […]
O Município de Vitória da Conquista continua liderando com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nos anos iniciais, entre os 10 municípios baianos com mais de cem mil habitantes. O cenário nacional do Ideb 2023 mostra melhorias pontuais em relação a 2021 para os Anos Iniciais e um desempenho abaixo da meta para os Anos Finais e Ensino Médio. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (14).
As metas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para o município de Vitória da Conquista, em 2021 (última projeção feita), foram de 5,5 para os Anos Iniciais, e o município conseguiu alcançar 5,6, e de 4,7 para os Anos Finais, em que obteve 4,1. A queda se justifica, principalmente, em função do período pandêmico, quando todos os setores foram afetados, incluindo a educação. Ainda assim, Conquista se mantém dentro da parametrização nacional.
Já nos Anos Iniciais, a rede municipal conquistense alcançou o maior índice entre os 10 maiores municípios da Bahia com mais de 100 mil habitantes, incluindo Salvador, Feira de Santana, Camaçari e outros. As provas foram realizadas no ano passado e o resultado do Ideb foi divulgado hoje.
Desde 2019, Vitória da Conquista tem observado um avanço significativo na qualidade da educação, tomando como referência o resultado do Ideb, índice criado pelo Ministério da Educação, em 2015, para medir a qualidade do ensino público e privado no país. O resultado é fruto de investimentos em toda a rede municipal de ensino, que vão desde melhorias na infraestrutura das escolas, equipamentos e materiais didáticos, até os cursos de formação para os profissionais da educação, entre outras ações.
Veja o quadro com as notas do Ideb: