Fotos: Jamile Amine | SESAB As intervenções no Hospital Afrânio Peixoto, que incluem a criação de 20 novos leitos de terapia intensiva (UTI), e a construção do serviço de radioterapia no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) estão em ritmo acelerado. Com previsão de entrega para o primeiro trimestre do próximo ano, essas iniciativas […]
Fotos: Jamile Amine | SESAB
As intervenções no Hospital Afrânio Peixoto, que incluem a criação de 20 novos leitos de terapia intensiva (UTI), e a construção do serviço de radioterapia no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) estão em ritmo acelerado. Com previsão de entrega para o primeiro trimestre do próximo ano, essas iniciativas reforçam o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública no Centro Sul Baiano.
Nesta sexta-feira (27), a secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, visitou as duas unidades hospitalares para acompanhar o andamento das ações.
“Os 20 novos leitos de UTI estão 70% concluídos e irão atender pacientes críticos, fortalecendo a infraestrutura hospitalar da Região Sudoeste”
, destacou Roberta Santana. A ampliação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), no HGVC, está ainda mais adiantada, com mais de 90% de conclusão.
Na semana passada, chegaram os aceleradores lineares, equipamentos de ponta para o tratamento de radioterapia, que já começaram a ser instalados. A secretária comemorou a retomada do projeto, que estava paralisado, e enfatizou:
“Essa retomada é motivo de grande alegria e esperança para toda a região sudoeste da Bahia. Em breve, estaremos prontos para oferecer diagnósticos e tratamentos mais céleres e eficazes aos nossos pacientes. Agradeço ao presidente Lula, à ministra Nísia e reafirmo o compromisso do Governo da Bahia em trabalhar junto com a União para ampliar a assistência oncológica”.
A ampliação dos serviços hospitalares em Vitória da Conquista faz parte de um esforço maior do Governo da Bahia para descentralizar e regionalizar a saúde pública, garantindo acesso a tratamentos especializados mais próximos dos pacientes. Este ano, uma nova UNACON também entrou em operação em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul Baiano. O deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) integrou a comitiva.