Na abertura da 15º Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, Fabrício Falcão destacou a importância dessa cadeia produtiva para o Estado

A 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, reúne expositores representantes de todo o território baiano no Parque Costa Azul, em Salvador. Um espaço pensado para área de comercialização de produtos, como da Praça Gastronômica e o palco Arena, para apresentações culturais. No local, estão instalados mais de 145 estandes e cerca de […]

Link Conquista
13/12/2024 05:46

A 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, reúne expositores representantes de todo o território baiano no Parque Costa Azul, em Salvador. Um espaço pensado para área de comercialização de produtos, como da Praça Gastronômica e o palco Arena, para apresentações culturais. No local, estão instalados mais de 145 estandes e cerca de 600 expositores dos 27 Territórios de Identidade do Estado, além dos participantes da 3ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar, vindos de todos os estados do Nordeste.

Durante a abertura, foi assinado, com o Governo Federal, contratação do PRONAF A para Comunidade Quilombola, para o Plano Safra 2024/2025, com investimento de mais de R$ 100 mil, beneficiando famílias do Quilombo Fortaleza, no município de Bom Jesus da Lapa. O volume total destas Operações de Crédito na localidade ultrapassa R$ 1,3 milhão aplicado, em sua grande maioria, na atividade produtiva da pecuária de corte.

Na oportunidade também foi realizada assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA) para a emissão de ART Social, que reduz custos e facilita a elaboração de projetos e de estudos técnicos e prestação de assistência técnica aos beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), e ainda foram entregues selos Quilombos do Brasil e Indígenas do Brasil, certificando a produção de comunidades quilombolas e indígenas e reconhecendo sua importância para a cultura, preservação das tradições, desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

O deputado Fabrício Falcão destacou a importância do evento para a cadeia produtiva desse grande segmento que é a Agricultura Familiar. “Esse é um momento de grande celebração, a Feira apresenta os produtos que impulsionam a nossa economia e revelam a riqueza cultural do nosso povo, indígena, quilombola, produtores que atuam diariamente no fortalecimento dos municípios baianos. Fico muito feliz em poder participar e a cada ano me surpreendo com o profissionalismo e a tecnologia empregada para obtenção dos produtos. O nosso mandato sempre atuou em defesa dos pequenos produtores e da economia solidária, continuaremos assumindo esse compromisso, impulsionando a comercialização de centenas de produtos, disse Fabrício.