Reportagem do Bahia Meio Dia | delegado detalha ações e resultados das operações em Jequié

Fotos: BLOG DO ANDERSON Em entrevista ao programa Bahia Meio Dia desta quinta-feira (12), o delegado Antônio Roberto Gomes Silva Júnior, do Departamento de Polícia do Interior, apresentou as ações de segurança intensificadas em Jequié, no Centro-Sul da Bahia, para combater a crescente criminalidade. A Cidade Sol tem enfrentado uma escalada alarmante de homicídios, com […]

Link Conquista
12/12/2024 17:58

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Em entrevista ao programa Bahia Meio Dia desta quinta-feira (12), o delegado Antônio Roberto Gomes Silva Júnior, do Departamento de Polícia do Interior, apresentou as ações de segurança intensificadas em Jequié, no Centro-Sul da Bahia, para combater a crescente criminalidade. A Cidade Sol tem enfrentado uma escalada alarmante de homicídios, com 80 assassinatos registrados até o momento, o que representa um aumento de 35,5% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 59 homicídios. O delegado destacou que o tráfico de drogas continua sendo a principal causa das mortes em Jequié.

“Nós temos intensificado cada vez mais as investigações no combate ao tráfico de drogas, que é o principal crime causador das mortes”,

afirmou, explicando que a violência tem afetado principalmente as áreas periféricas e os bairros movimentados da cidade, incluindo a região do Terminal Rodoviário.

Em menos de uma semana, Jequié presenciou uma onda de homicídios, com destaque para um caso particularmente brutal, em que um homem de 26 anos foi morto com 15 tiros. De acordo com a Polícia, os crimes têm ocorrido até em plena luz do dia, o que agrava ainda mais a sensação de insegurança.

“Os assassinatos estão acontecendo em locais públicos e com grande violência, o que assusta ainda mais a população”,

relatou o delegado. Há dois anos, Jequié foi apontada como a cidade mais violenta do Brasil, levando em consideração o número de homicídios em relação à sua população. Naquele ano, foram registrados 102 homicídios, o que significou uma morte a cada 1.556 habitantes. O número de homicídios no ano passado foi menor, com 59 mortes registradas, mas, infelizmente, a violência voltou a aumentar. A Polícia Civil tem trabalhado de forma incansável para reverter esse quadro.

Durante uma operação realizada nesta quinta-feira, 12 pessoas foram presas em Jequié, incluindo quatro homicidas e seis traficantes. Entre as apreensões, destaca-se uma pistola .40, que foi utilizada em pelo menos três homicídios.

“A apreensão de armas como essa é uma das nossas prioridades, já que elas estão diretamente ligadas aos crimes violentos que temos presenciado em Jequié”,

explicou o delegado. Apesar dos esforços das forças de segurança, a Polícia Militar não se manifestou oficialmente sobre as ações de combate à violência. A reportagem do Bahia Meio Dia solicitou uma entrevista com o comandante do CPRSO, mas foi informada de que ele não se pronunciaria. A equipe também tentou obter uma nota oficial do Comando de Policiamento da Região Sudoeste, com sede em Vitória da Conquista, mas até o momento não houve resposta.