Conquista: Conexão Cafés da Bahia traz inovação em harmonizar café com produtos diversos

Por Marco Ryan e Ellen Mafra Neste sábado (07), aconteceu na praça da Coopmac, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, a abertura do segundo Conexão Cafés da Bahia, com o tema “Conexões sensoriais”. Com uma programação que conta com Oficinas, Exposições e Harmonizações do sabor do café com outros alimentos, o evento realizado por […]

Link Conquista
9/12/2024 06:51

Por Marco Ryan e Ellen Mafra

Neste sábado (07), aconteceu na praça da Coopmac, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, a abertura do segundo Conexão Cafés da Bahia, com o tema “Conexões sensoriais”. Com uma programação que conta com Oficinas, Exposições e Harmonizações do sabor do café com outros alimentos, o evento realizado por Vinícius Lima e Isabela Cardoso juntou expositores, produtores e consumidores de café.

A abertura começou às 10h, depois de já ter acontecido o Workshop “Fundamentos da Torra”. Após isso, deu-se início a feira de expositores, e com stands que agradavam todos os públicos, tendo produtos que iam desde o café até açaí.

O diretor executivo, César Nery, destacou a ideia inovadora do Conexão Cafés da Bahia, principalmente em poder abrir um espaço para expositores de diferentes produtos que se conectam ao café. “O evento é proposto por dois visionários, a Coopmac é apoiadora desde a primeira edição, e com a proposta em harmonizar o café com outros produtos, é muito importante para nós, para a agricultura”, citou César Nery.

Já às 12h, teve início a primeira Harmonização do evento, trazendo uma junção entre Chocolate e Café, levando aos presentes a entender como utilizá-los da forma correta para que tenham uma experiência única no sabor. O produtor de café, Rodrigo Wanderley, e a produtora de chocolate, Juliana Torres, buscaram mostrar ao público as diferenças de cada produto, e como conjuntos, eles podem gerar um sabor diferenciado e único.

Juliana Torres é produtora de chocolate e proprietária da marca Jú Arleo Chocolates, levou a Harmonização a proposta do público entender a diferença em cada tipo do seu produto, e como julgar o café que deve acompanhar pelo critério de complementação dos sabores. “A gente trouxe aqui chocolates de percentuais de cacau bem variados, trouxemos chocolates bem intensos até os mais suaves, e brinca com esses percentuais do chocolate”, pontuou Juliana.

A programação do evento vai até o domingo (08), com mais uma grande variedade de atividades para os espectadores. Os destaques do último dia de evento, são as harmonizações de Café e Charuto, e de Café e Queijo, além dos bate-papos sobre a rota turística dos cafés especiais, e cafés especiais e vinhos em restaurantes.

O segundo Conexão Cafés da Bahia teve como apoio o Sebrae, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Café do vô Boca, o Laboratório de hidráulica, irrigação e drenagem da Uesb e da arquiteta, Aline Trancoso. Além disso, o patrocínio recebido para que o evento acontecesse, foi feito pela CoopMac, Sicoob, Toyota Diamantina e VittaSaúde.