Cultura Cafeeira | Conexões Cafés da Bahia reforça a importância da qualidade no Planalto da Conquista

A segunda edição do Conexões Cafés da Bahia, realizada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, consolidou sua importância no cenário cafeeiro do Nordeste Brasileiro. O evento, organizado pelo SEBRAE [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas], reuniu produtores do Planalto da Conquista e da Chapada Diamantina, regiões reconhecidas […]

Link Conquista
8/12/2024 21:59

A segunda edição do Conexões Cafés da Bahia, realizada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, consolidou sua importância no cenário cafeeiro do Nordeste Brasileiro. O evento, organizado pelo SEBRAE

[Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas],

reuniu produtores do Planalto da Conquista e da Chapada Diamantina, regiões reconhecidas pela produção de cafés de alta qualidade, além de expositores de mel, chás e vinhos. Entre os destaques, esteve a oficina de harmonização de café e chocolate, que proporcionou uma experiência sensorial única, além de uma imersão nos sabores da Bahia, com cafés de Piatã e chocolates de Ilhéus. O Conexões Cafés da Bahia atraiu visitantes de várias cidades do estado e se consolidou como um importante ponto de intercâmbio de conhecimento, reforçando a imagem do café baiano, que conquista mercados internacionais, como França, Itália e China. Vinícius Lima, especialista em café e um dos idealizadores do projeto, declarou:

“O Conexões Cafés da Bahia é um momento importante para conectar produtores e consumidores, celebrando o que há de melhor na produção de cafés especiais da Bahia. É uma oportunidade única de imersão nos sabores locais e um espaço para o fortalecimento do mercado de cafés no Brasil e no mundo.”

A programação também contou com o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista e da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Breno Pereira Farias, secretário da pasta, destacou o papel da cafeicultura para a economia:

“A cafeicultura ainda é um vetor muito importante para a economia de Conquista. Temos uma equipe composta por onze agrônomos, que estão diretamente no campo, visitando as lavouras, levando informações e tecnologias.”

Farias ressaltou como a cafeicultura foi essencial para a transformação da Joia do Sertão Baiano.

 “A cafeicultura foi quem transformou Conquista numa grande cidade”,

afirmou o secretário, que é engenheiro agrônomo e produtor rural. Em um estande, foi possível conhecer em detalhes a Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista com a arquiteta Aline Trancoso. O BLOG DO ANDERSON registrou momentos do festival, que estão sendo compartilhados neste domingo tanto no Site quanto no Instagram.