Conquista: Marcha Quilombola e e plenária sobre desigualdade racial encerra as comemorações do Novembro Negro

O Instituto Quilombola Luiz Alberto realizou as últimas atividades em comemoração ao Novembro Negro, no último sábado (30). Foi realizada uma Marcha, saindo da Praça dos Verdes, no bairro Brasil, com destino ao salão de evento da Paróquia Rainha da Paz, no bairro Patagônia. Na sequência, ocorreu uma plenária com o tema “Desigualdade Racial e […]

Link Conquista
1/12/2024 23:16

O Instituto Quilombola Luiz Alberto realizou as últimas atividades em comemoração ao Novembro Negro, no último sábado (30). Foi realizada uma Marcha, saindo da Praça dos Verdes, no bairro Brasil, com destino ao salão de evento da Paróquia Rainha da Paz, no bairro Patagônia. Na sequência, ocorreu uma plenária com o tema “Desigualdade Racial e Direitos Humanos”.

O evento contou com a participação maciça dos povos remanescentes de quilombos de toda a região sudoeste, autoridades, entre elas a secretária de

de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, Ângela Guimarães, do deputado federal Waldenor Pereira, do prefeito eleito de Bom Jesus da Serra, Welton, vereadores e lideranças quilombolas, incluindo o direto do Instituto Quilombola Luiz Alberto, Josezito, Ferreira.

A plenária foi um espaço de debate, mas também de apresentação de emendas e projetos que já foram ou serão trazidos para a região.

A secretária Ângela Guimarães relembrou, em entrevista ao Blog do Sena, alguns dos projetos trazidos pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi) para a região. “

Estamos com a nossa equipe do Centro de Referência Nelson Mandela, de combate ao racismo e à intolerância religiosa. Estamos aqui com a nossa coordenação também das comunidades quilombolas pra reafirmar o nosso papel em acolher as demandas e tratá-las do ponto de vista do governo do Estado. De encaminhar a aceleração do processo de regularização fundiária, de implementar mais editais, como nós fizemos dois esse ano, em parceria, um com a SCM, de editais de inclusão sócio produtiva para mulheres quilombolas, e outros em geral, de que a gente possa auto aproximar dessa força organizativa que as comunidades quilombolas têm na Bahia, mas sobretudo aqui no sudoeste, e continuar animando.

A gente celebra também aqui, nesse encerramento do Novembro Negro, notícias importantes que o presidente Lula trouxe ontem ao apresentar 15 decretos que tornaram de interesse social 15 comunidades quilombolas e de avançar na titulação de outras comunidades. Então, essa luta é uma luta ancestral, uma luta que a gente herda e que tem a obrigação de ir além”, disse.

O deputado Waldenor Pereira reforçou a importância de políticas públicas para fomentar a inclusão social do povo negro e também dos quilombolas. “

Tradicionalmente, eu tenho apoiado, através do nosso mandato, não só participando das atividades políticas, mas destinando também emendas parlamentares, tratores, implementos agrícolas, apoio a atividades dessa natureza.

Uma parcela importante de contribuição na formação do nosso povo, do nosso governo, do nosso partido, tem priorizado em todas as programas sociais e políticas públicas o apoio, a prioridade ações e políticas públicas nas comunidades quilombolas”, explicou.

O presidente do Instituto Quilombola, Josezito reafirmou a importância das datas que relembra a luta do povo negro e do povo quilombola. “Hoje

a gente só tem que agradecer e comemorar também que pela primeira vez estamos comemorando o feriado 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, que é de Zumbi dos Palmares, Zumbi dos Palmares foi quilombola, então é a luta nossa quilombola e do povo negro”, disse. Ele descreveu algumas das atividades feitas pelo Instituto na região. “

Foram oito plenárias, oito plenárias em torno de todo o município de Vitória da Conquista e a cidade que faz parte também do território sudoeste. Foi muito participativo, a gente conseguiu alcançar um público nas plenárias todas de mil e quinhentas pessoas, plenária com seiscentas pessoas ao caso de Condeúba, então foi um ato muito importante para o território sudoeste e para a Bahia”, encerrou.

Confira as fotos: 

IMG_9038

IMG_9034

IMG_9022

IMG_9013

IMG_9010

IMG_9007

IMG_9004

IMG_8973

IMG_8967

IMG_8958

IMG_8941

IMG_8943

IMG_8936

IMG_8930

IMG_8931

IMG_8971

IMG_8919

IMG_8937

IMG_8939