Na última segunda-feira (25), moradores da zona rural de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, presenciaram um fenômeno natural impressionante. Em formato de funil, semelhante a um tornado, o evento foi registrado em vídeo por um celular, ganhou as redes sociais e chamou a atenção de especialistas. De acordo com o agrometeorologista Marcos Vanderlei, […]
Na última segunda-feira (25), moradores da zona rural de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, presenciaram um fenômeno natural impressionante. Em formato de funil, semelhante a um tornado, o evento foi registrado em vídeo por um celular, ganhou as redes sociais e chamou a atenção de especialistas.
De acordo com o agrometeorologista Marcos Vanderlei, o fenômeno, na verdade, foi um landspout, que se forma devido a instabilidades atmosféricas, mas possui menor intensidade que um tornado. Embora ambos compartilhem a característica marcante do funil que conecta a nuvem ao solo, o landspout tem menos força e é menos destrutivo.
Enquanto os tornados podem alcançar ventos devastadores acima de 60 km/h, o landspout pode provocar danos menores, como derrubar árvores ou comprometer telhados. Apesar disso, Marcos alerta para a necessidade de cautela, já que a aparência do fenômeno pode enganar e causar confusão.
O registro na região reforça como fenômenos climáticos, ainda que raros na Bahia, podem surpreender e gerar impactos, especialmente em áreas rurais.