Fotos: SECOM | PMVC Na semana da Black Friday, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) intensificou suas ações educativas e de fiscalização em Vitória da Conquista. O objetivo é garantir os direitos dos consumidores, especialmente durante o período de promoções. A equipe do PROCON visitou lojas na Praça Barão do Rio Branco […]
Fotos: SECOM | PMVC
Na semana da Black Friday, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) intensificou suas ações educativas e de fiscalização em Vitória da Conquista. O objetivo é garantir os direitos dos consumidores, especialmente durante o período de promoções. A equipe do PROCON visitou lojas na Praça Barão do Rio Branco e na Avenida Lauro de Freitas, orientando funcionários e proprietários sobre a fixação de preços, a disponibilização do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e outros direitos, como emissão de nota fiscal e assistência técnica. Uma loja foi notificada pela falta do CDC e da precificação dos produtos.
“A primeira intenção é orientar os nossos fornecedores no sentido de evitar a prática de condutas abusivas e que eles tenham ciência de quais são os direitos dos nossos consumidores. O PROCON está, nesse primeiro momento, atuando de modo preventivo, educativo, mas também estará a postos para exercer a atividade fiscalizatória”,
explicou o coordenador Rafael Meira. Ele acrescentou que as ações também se estenderiam aos shoppings da cidade entre os dias 27 e 28 de novembro.
“É importante essa ação educativa do PROCON dentro da empresa, especialmente durante a Black Friday, quando há uma maior procura por preços e condições melhores”,
destacou Tatiane Mota, coordenadora administrativa de uma loja. A dona de casa Luciana Aguiar aproveitou as promoções para comprar eletrodomésticos e percebeu uma diferença de R$ 500 em relação aos preços das lojas.
“Aproveitei a Black Friday e já comprei tudo para deixar minha cozinha arrumada”,
contou. Na sexta-feira (29), dia da Black Friday, o PROCON terá plantão das 8 às 16 horas pelo telefone 3429-7850. “Qualquer consumidor que se sentir lesado pode acionar o órgão para que nossa equipe de fiscalização se dirija à loja e verifique a situação”, finalizou o coordenador.