Conquista: Prefeitura divulga nota sobre cratera de 5 metros de profundidade que se abriu após chuvas no Vila América

A situação de um canteiro na Avenida Francisco Sabino, no bairro Vila América, agravou-se novamente após as chuvas dos últimos dias em Vitória da Conquista. O asfalto voltou a ceder, formando uma cratera de cerca de cinco metros de profundidade — um problema recorrente para a comunidade local. A Prefeitura já havia anunciado, no ano […]

Link Conquista
25/11/2024 09:16

A situação de um canteiro na Avenida Francisco Sabino, no bairro Vila América, agravou-se novamente após as chuvas dos últimos dias em Vitória da Conquista. O asfalto voltou a ceder, formando uma cratera de cerca de cinco metros de profundidade — um problema recorrente para a comunidade local. A Prefeitura já havia anunciado, no ano passado, que o problema estava resolvido, mas as chuvas recentes reabriram o buraco.

O caso, que persiste há mais de três anos, é atribuído a infiltrações decorrentes de obras de drenagem, que fazem o asfalto ceder periodicamente. No último comunicado, a Prefeitura havia estimado um custo de R$ 5 milhões para reestruturar a área. Apesar dos investimentos realizados no final do ano passado, o problema permanece sem uma solução definitiva, preocupando tanto moradores quanto pedestres da região.

A notícia sobre a abertura desse buraco foi divulgada no Blog do Sena.

Nota à Imprensa

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Comitê de Gestão de Crise, informa que entre os danos ocasionados pelas chuvas, no município, está o afundamento de terra no trecho que está em obras na Avenida Francisco Sabino, no loteamento Vila América. Mas, tão logo tomou conhecimento da situação, no início da tarde, os representantes do Comitê entraram em ação.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), por meio do Simtrans, isolou todo o perímetro. Os técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) vistoriaram o local onde ocorreu o afundamento parcial do canteiro central. Amanhã (25), a Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), responsável pela obra, fará a recomposição da base. A obra está em fase de substituição das manilhas de concreto por tubos PHD, recomposição da base e reconstrução do canteiro central.

O Governo Municipal segue monitorando essa e outras situações de risco decorrentes das chuvas, por meio do Comitê de Crise que atua com um protocolo de ações integradas com todas as secretarias e um Plano de Contingência para atendimento às situações adversas.

Nesse período de chuvas intensas, que deve se estender até terça-feira (26), segundo informações do Inmet, é importante que a população evite trafegar por trechos com maior fluxo de veículos e de enxurradas intensas, não se abrigar debaixo de árvores e dirigir com atenção redobrada. E em caso de emergência, deve acionar a Defesa Civil, por meio do número 199, ou pelo WhatsApp (77) 8856-5070. O órgão funciona em regime de plantão, durante 24 horas.

Secom, 24 de novembro de 2024.