O deputado federal Waldenor Pereira (PT) chegou a Vitória da Conquista na última quarta-feira (20) juntamente com a prefeita Sheila Lemos (UB). O parlamentar cumprimentou a ex-vice-prefeita Irma Lemos e alguns membros do atual governo que fizeram uma festa para receber a gestora após a decisão monocrática do ministro André Tavares do Tribunal Superior Eleitoral […]
O deputado federal Waldenor Pereira (PT) chegou a Vitória da Conquista na última quarta-feira (20) juntamente com a prefeita Sheila Lemos (UB). O parlamentar cumprimentou a ex-vice-prefeita Irma Lemos e alguns membros do atual governo que fizeram uma festa para receber a gestora após a decisão monocrática do ministro André Tavares do Tribunal Superior Eleitoral a favor da elegibilidade da gestora.
Sheila enfrentou uma Ação de Impugnação do Registro de Candidatura (AIRC) movida pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e pelo candidato a prefeito pelo Avante, Marcos Adriano. A ação alegava que sua mãe , a ex-vice-prefeita Irma Lemos, chegou a assumir como prefeita durante o mandato de 2017 a 2020, em substituição ao prefeito Herzem Gusmão, que havia adoecido. Desse modo, uma nova candidatura de Sheila seria um terceiro mandato de um mesmo grupo familiar, o que é proibido por lei.
O Tribunal Regional Eleitoral decidiu pela inelegibilidade da gestora. Os advogados da prefeita recorreram junto ao TSE, que é uma instância superior, e conseguiram um recurso favorável a Sheila, que agora pode tomar posse, após vencer as eleições em primeiro turno.
Em entrevista, Waldenor comentou a decisão. De acordo com o parlamentar, a decisão da Justiça deverá ser acatada. “Houve uma decisão do parecer do relator, mas o processo ainda deverá ser julgado e avaliado pelo Pleno do Tribunal Superior Eleitoral. O que a justiça decidir, nós vamos acatar. Decisões da justiça não se discutem, se acolhem, né? Se cumprem”.
Waldenor disse que vai acompanhar o processo até o final, como tem feito com “perfeita naturalidade, como tenho acompanhei o processo desde o início”.
O deputado chegou a ser hostilizado por alguns apoiadores da prefeita, mas ainda assim cumprimentou o vice da prefeita, Aloísio Alan e passou com tranquilidade pelo grupo. “Cumprimentei Dona Irma, ela me cumprimentou educadamente. O vice também, o Alan, que é também conhecido meu, conhecido de família. E civilizadamente cumprimentei ambos com a educação que lhes é peculiar”, disse.