Um homem de 40 anos, identificado como Ricardo Barbosa Nunes, foi preso no último sábado (16) no Bairro Alto Caiçara, em Guanambi, acusado de matar um gato com pisadas. Nunes foi autuado em flagrante por maus-tratos a animais, conforme previsto no artigo 32, §1º-A, da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Um vídeo que […]
Um homem de 40 anos, identificado como Ricardo Barbosa Nunes, foi preso no último sábado (16) no Bairro Alto Caiçara, em Guanambi, acusado de matar um gato com pisadas. Nunes foi autuado em flagrante por maus-tratos a animais, conforme previsto no artigo 32, §1º-A, da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra o homem pisoteando o animal na cabeça, o que resultou na morte do gato, gerando revolta na região.
De acordo com a 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), após a prisão, Nunes foi liberado no domingo (17), em cumprimento a um alvará de soltura expedido pela Justiça. A decisão judicial determinou que ele responda ao processo em liberdade, sob a imposição de medidas cautelares. Entre as medidas impostas, estão a obrigação de não mudar de endereço sem comunicação prévia ao juízo e a exigência de comparecer mensalmente ao tribunal até o dia 5 de cada mês para justificar suas atividades.
A Polícia Civil segue com as investigações para reunir mais provas e esclarecer as circunstâncias do crime. O caso será encaminhado ao Poder Judiciário dentro do prazo legal, seguindo os trâmites previstos no Código de Processo Penal (CPP). Caso o Ministério Público apresente denúncia e esta seja aceita pela Justiça, Nunes responderá formalmente ao processo.
Além da acusação de maus-tratos, Ricardo Barbosa Nunes já possui antecedentes por lesão corporal no âmbito da Lei Maria da Penha, também na comarca de Guanambi.