Na próxima terça-feira (19), os advogados de Vitória da Conquista irão votar para escolher os novos gestores da subseção da Ordem dos Advogados- OAB que vão atuar no triênio de 2025-2028. As eleições envolvem duas chapas e prometem ser bastante acirradas e movimentar a cidade. Os advogados Gutemberg Macedo Júnior e Wendell Silveira disputam a […]
Na próxima terça-feira (19), os advogados de Vitória da Conquista irão votar para escolher os novos gestores da subseção da Ordem dos Advogados- OAB que vão atuar no triênio de 2025-2028. As eleições envolvem duas chapas e prometem ser bastante acirradas e movimentar a cidade. Os advogados Gutemberg Macedo Júnior e Wendell Silveira disputam a presidência do órgão.
A Chapa “OAB Forte e Independente”, é encabeçada por Gutemberg Macedo Júnior. O Advogado já foi presidente da OAB e agora pretende retornar ao cargo que exerceu de 2010 a 2015. A candidata a vice é a advogada Juliana Vaz.
A outra chapa “OAB Unida e Fortalecida”, tem a frente o atual presidente Wendell Silveira que busca à reeleição. O advogado assumiu o cargo no dia 12 de junho deste ano, nas eleições internas, realizadas após a renúncia da então presidente da OAB Luciana Silva, para disputar as eleições municipais. Ela concorreu ao cargo de vice-prefeita na chapa com Waldenor Pereira. A chapa também conta com uma mulher como candidata a vice-presidente, a advogada Rozana Martins.
A OAB é uma instituição que representa os advogados enquanto classe profissional e está encarregada de fiscalizar e orientar o exercício da advocacia, além de coibir práticas que infrinjam o Código de Ética. Além disso, também tem como função a defesa da Constituição, dos direitos humanos, do Estado de Direito e da justiça social.
As eleições serão realizadas na próxima terça-feira (19), das 9 horas às 17 horas e prometem movimentar a cidade, logo após as eleições municipais. Os advogados aptos a votar devem comparecer na sede da OAB Subseção de Vitória da Conquista para participar do pleito. Neste ano, quatro urnas eletrônicas estarão instaladas em diferentes locais da sede, uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
Além das eleições nas subseções, em todo o país, a votação também vai definir os próximos eleitos para a diretoria seccional, da OAB Estadual, conselheiros seccionais, conselheiros federais pela Bahia que atuam na OAB nacional e a Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados.