Com Conferência de abertura e Sarau do Poeta, FliConquista teve início nesta quarta-feira (13), veja fotos

Por Marco Ryan A Feira Literária de Vitória da Conquista, a FliConquista, teve seu início nesta quarta-feira (13), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista. Com uma programação que conta com expografias, conferências, mesas de discussão, shows e até momentos exclusivos para crianças e adolescentes, a FliConquista irá ocorrer até […]

Link Conquista
15/11/2024 22:47

Por Marco Ryan

A Feira Literária de Vitória da Conquista, a FliConquista, teve seu início nesta quarta-feira (13), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista. Com uma programação que conta com expografias, conferências, mesas de discussão, shows e até momentos exclusivos para crianças e adolescentes, a FliConquista irá ocorrer até o domingo (17).

Nesta abertura da Feira Literária, estiveram presentes o Deputado Federal, Waldenor Pereira, a curadora do evento, Ester Figueiredo, e representantes do Partido dos Trabalhadores (PT), e de financiadores da feira.

A curadora da FliConquista, Ester Figueiredo, comentou sobre a felicidade em fazer mais uma edição da Feira Literária, e comenta que busca diversificar os gêneros literários presentes, para que atendam todos os públicos. “Já estamos na segunda edição, com o tema “Literatura o que é?”, trazendo escritos sobre suspense, terror, romance, e as infâncias aqui presentes e a FliConquista convida todo o público conquistense para refletir e produzir literatura”, disse Ester.

Durante a manhã e tarde, a FliConquista contou com uma visita guiada à expografia Ancestralidade em transição do artista Vando Oliveira, e uma programação para crianças e adolescentes que contou com contação de histórias, canticôs e vivência de dança com Bambolé. Além disso, o ficcionista, Manoel Herzog, foi o responsável pela conferência “Literatura para criar mundos no mundo”, que teve como mediador Elton Becker, e abordou sobre o poder da literatura de criar um imaginário paralelo do que vivemos, e como extrairmos lições desse “novo mundo” criado a partir do saber.

O conferencista Manoel Herzog falou sobre o seu tema na FliConquista, e como o suas obras não podem ser delimitadas apenas a algo “distópico”. “Me colocaram para uma conferência onde a discussão é sobre a criação de um mundo sobre o mundo, meu último livro é uma realidade bastante pessimista, mas não é a criação de um mundo, é um romance realista”, comentou Herzog.

Finalizando o dia de abertura da FliConquista, Jackson Costa fez o espetáculo “Sarau do poeta”. A Feira Literária de Vitória da Conquista continua até o dia 17, e toda a programação é possível encontrar no site da feira, ou no instagram oficial (

@fliconquista

).

Leia Mais