Uma alteração no nome do Centro de Convivência Conquista Criança será discutida na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista, nesta sexta-feira (8). O Projeto de Lei (PL) que visa a mudança será lido, discutido e votado no legislativo. De autoria do vereador Chico Estrella (PDT), o Projeto de Lei tem […]
Uma alteração no nome do Centro de Convivência Conquista Criança será discutida na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista, nesta sexta-feira (8). O Projeto de Lei (PL) que visa a mudança será lido, discutido e votado no legislativo.
De autoria do vereador Chico Estrella (PDT), o Projeto de Lei tem o objetivo de mudar a denominação de um dos equipamentos públicos mais importantes da cidade. O nome do espaço seria alterado para Centro de Convivência Conquista Criança Aylla Curcino Pinheiro.
De acordo com o PL, a mudança seria uma homenagem para a conquistense Aylla Curcino Pinheiro, que nasceu no dia 19 de Outubro de 2019 e faleceu com quase 5 anos de idade em maio de 2024. Ela era portadora de Mielomenigocele (espinha bífida) mais hidrocefalia. A criança morava no bairro Jardim Valéria e ao longo da sua vida passou por 12 cirurgias.
Na justificativa, o vereador Chico Estrella destaca a luta da criança durante sua vida. “A querida Aylla foi um exemplo de alegria, luta e determinação para todos que a conheceram. Durante sua vida, ela se tornou conhecida como “Aylla Guerreirinha” por conta de toda sua luta. Ao decorrer de sua trajetória, ela foi ganhando seguidores nas suas redes sociais criado pela sua família com o intuito de transmitir a todos os vários momentos significativos vividos pela pequena”, diz trecho do PL.
Para o vereador, a homenagem deixará viva a história da criança. “Tal, homenagem desta casa, é deixa viva para sempre no nosso meio, a imagem de uma criança guerreira, que mesmo cheia de dificuldades nunca deixou de sorrir e de ser sinal de Deus na vida de toda a sua família, amigos e conhecidos. Todos que tiveram a oportunidade de conhecer carregam no seu coração o sentimento de amor”, explicou o edil em outro trecho do PL.
O Programa Conquista Criança foi criado em setembro de 1997 pelo então prefeito Guilherme Menezes (PT) e ganhou repercussão nacional com o trabalho desenvolvido para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O equipamento fica localizado no loteamento Cidade Modelo, no bairro Bateias. Atualmente, segundo a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, o Centro de Convivência Conquista Criança é “uma instituição que executa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica (PSB) e é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, e que é realizado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI”).
O trabalhado realizado, ainda segundo a Prefeitura, “possui caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários, e tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, assim como desenvolver o seu sentimento de pertença e de identidade, com a intenção de promover sua emancipação e autonomia”.
O PL deve gerar polêmica na cidade. Caso seja aprovado, esse será um dos últimos trabalhos do vereador Chico Estrella na Câmara Municipal de Vereadores. Isso porque o edil não foi reeleito nas Eleições Municipais de 2024, realizadas no dia 6 de outubro.
—