CPI da Saúde | presidente garante conclusão das investigações até o final do ano em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON Tramita na Câmara Municipal de Vitória da Conquista a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar denúncias contra a Secretaria Municipal de Saúde. A CPI foi instaurada após a Operação DROPOUT, realizada pela Polícia Federal, e visa apurar possíveis irregularidades no setor. Em entrevista à Rádio Clube de Conquista, divulgada […]

Link Conquista
6/11/2024 19:58

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Tramita na Câmara Municipal de Vitória da Conquista a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar denúncias contra a Secretaria Municipal de Saúde. A CPI foi instaurada após a Operação DROPOUT, realizada pela Polícia Federal, e visa apurar possíveis irregularidades no setor. Em entrevista à Rádio Clube de Conquista, divulgada no BLOG DO ANDERSON nesta quarta-feira (6), o presidente da CPI, vereador Francisco Estrela Dantas Filho, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), destacou que os trabalhos da Comissão foram iniciados.

“Já começamos a tomar algumas providências, como intimar algumas pessoas, para dar efetivamente prosseguimento à CPI”,

afirmou o parlamentar. No entanto, o vereador ressaltou a importância de respeitar o andamento da investigação da Polícia Federal, que corre em segredo de justiça.

“Estamos realizando uma CPI, mas já existe uma investigação em curso pela Polícia Federal, uma das instituições de maior credibilidade do país.

Precisamos tomar muito cuidado para que nossa apuração não interfira no trabalho da Polícia Federal”,

explicou Chico Estrela. Apesar do resultado das Eleições 2024, que levou à não reeleição de dois dos 21 vereadores que compõem a comissão, Chico Estrela garantiu que os trabalhos da CPI serão concluídos ainda este ano.

“Firmamos o compromisso de entregar e concluir os trabalhos da CPI em até 45 dias. Acredito que, pelo andamento das investigações, nem precisaremos de todo esse tempo”,

afirmou. O vereador também destacou a necessidade de compreender os limites da CPI, uma vez que a investigação da Polícia Federal envolve questões sigilosas, como a quebra de sigilo bancário e fiscal de diversos suspeitos.

“Nossa primeira providência foi enviar um ofício ao delegado e superintendente da Polícia Federal, além de um ofício ao juiz federal, para entender até onde podemos ir. Vale lembrar que uma CPI não tem o poder de apurar crimes diretamente, e há limitações em nossas ações”,

completou Chico Estrela, que está nos últimos dias de seu mandato.

Este post foi originalmente publicado em:
https://www.blogdoanderson.com/2024/11/06/cecpio/