Tiago Correia cobra celeridade na rescisão com a ViaBahia e exige reformas emergenciais nas BRs 116 e 324

O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) pediu nesta quinta-feira (24) agilidade na rescisão do contrato entre a ViaBahia e o governo federal e cobrou a execução imediata de obras emergenciais nas BRs 116 e 324, ambas alvo de críticas pela má gestão da concessionária. A ViaBahia e o Tribunal de Contas da União (TCU) anunciaram […]

Link Conquista
29/10/2024 04:21

O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) pediu nesta quinta-feira (24) agilidade na rescisão do contrato entre a ViaBahia e o governo federal e cobrou a execução imediata de obras emergenciais nas BRs 116 e 324, ambas alvo de críticas pela má gestão da concessionária. A ViaBahia e o Tribunal de Contas da União (TCU) anunciaram na última segunda-feira (23) um acordo para a rescisão, que deve ser homologada até 31 de dezembro.

Para o parlamentar, a saída da ViaBahia é uma vitória da população, mas ele alerta que não pode haver demora na transição e na recuperação das rodovias, que sofrem com problemas de infraestrutura e segurança. “A rescisão é um passo necessário, mas a situação das BRs é crítica e não pode esperar. Precisamos de uma nova gestão que entre rapidamente e comece as obras emergenciais de imediato”, afirmou Correia.

Correia também criticou o tempo perdido com a administração da concessionária e ressaltou a importância de medidas rápidas para garantir segurança aos usuários das estradas. “Não basta a ViaBahia sair. O que a Bahia precisa é de uma intervenção emergencial que corrija os buracos, melhore a sinalização e garanta segurança. Cada dia de atraso é mais risco e prejuízo para quem trafega”, completou o deputado.

O acordo entre a ViaBahia e o TCU ainda passa por trâmites burocráticos, mas, após a homologação, o governo federal pretende abrir uma nova licitação para gestão das rodovias. Até lá, Tiago Correia espera que o poder público atue rapidamente para que as estradas recebam reparos provisórios. “Não podemos esperar o próximo ano para consertar o que já está comprometido. É preciso agir agora”, cobrou.

A expectativa é que, com o encerramento da concessão no final de dezembro, seja lançado um edital para contratar uma nova operadora que possa garantir a recuperação e manutenção adequada das BRs, que são rotas estratégicas para a economia e o transporte no estado.