Perigo! Instituto Nacional de Meteorologia emite novo alerta amarelo para chuvas intensas em Vitória da Conquista e região

Um novo alerta amarelo que aponta “perigo potencial” para chuvas intensas foi expedido nesta segunda-feira (21) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso permanece até as 10h de amanhã, e compreende boa parte do Sudoeste e Sul da Bahia, incluindo todo o território de Vitória da Conquista. Segundo a previsão do Inmet, a precipitação […]

Link Conquista
21/10/2024 18:45

Um novo alerta amarelo que aponta “perigo potencial” para chuvas intensas foi expedido nesta segunda-feira (21) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso permanece até as 10h de amanhã, e compreende boa parte do Sudoeste e Sul da Bahia, incluindo todo o território de Vitória da Conquista.

Segundo a previsão do Inmet, a precipitação pode ser entre 20 e 30 mm/h (milímetros por hora) e 50 mm/dia, com ventos podendo variar entre 40 e 60 km/h. Existe o risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Ações preventivas

A Prefeitura está em alerta com ações preventivas para o período chuvoso. As secretarias municipais de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Serviços Públicos (Sesep), Desenvolvimento Rural (SMDR) e Defesa Civil, estão com equipes de prontidão para atender os munícipes em casos de emergência.

Recentemente, a Seinfra e a Sesep realizaram a limpeza dos canais de escoamento pluvial. Esta semana, o trabalho de limpeza e poda de árvores será intensificado em bairros e vias públicas por toda a cidade. A atenção segue na Zona Rural, em áreas e estradas com maior incidência de alagamentos e que podem dificultar o acesso da população.

A Defesa Civil Municipal orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também deve evitar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelos números: 199 e

(77) 3422-5958

, ou através do WhatsApp

(77) 98856-5070

.