O Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp) comemora, neste domingo (20), 35 anos de existência. Iniciado com a Associação do Magistério Municipal de Vitória da Conquista (AMM/VC), foi 1989 que se consolidou como o Sindicato que é hoje. Um ano após sua fundação, em 1990, o SIMMP foi responsável uma grande […]
O Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp) comemora, neste domingo (20), 35 anos de existência. Iniciado com a Associação do Magistério Municipal de Vitória da Conquista (AMM/VC), foi 1989 que se consolidou como o Sindicato que é hoje.
Um ano após sua fundação, em 1990, o SIMMP foi responsável uma grande mobilização da classe docente municipal com a greve de 55 dias. A mobilização foi um ato de resistência contra os cortes salariais e a precariedade das escolas municipais na época.
A busca do cumprimento da lei que assegura eleição direta para diretores e vice-diretores nas escolas e da lei Piso Nacional do Magistério também foram encabeçadas pelo Sindicato. Apesar de as mobilizações terem sido o instrumento fundamental na garantia de direitos, a pauta salarial é motivo de descontentamento da categoria até hoje.
A redução do interstício salarial para 0% pelo governo Sheila Lemos, atualmente, foi dos maiores motivos de revolta entre a categoria no últimos anos. A redução só foi revertida após muita luta e mobilização do Sindicato.
Além da luta em favor dos docentes, o Sindicato também é ativo em denúncias acerca da situação das escolas, buscando melhores condições também para os alunos da rede pública municipal.
O SIMMP chega aos 35 anos com 1400 filiados e sendo reconhecido pelas manifestações, protestos, denúncias e por um histórico de luta que perpassa por toda a educação pública municipal de Vitória da Conquista.