No dia 19 de novembro, advogados inscritos na OAB-BA irão participar das eleições para escolher a nova Diretoria Seccional, conselheiros seccionais, conselheiros federais pela Bahia, Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados e diretorias das 37 subseções da OAB em todo o estado para o triênio 2025/2027. Em Vitória da Conquista, dois nomes estão na […]
No dia 19 de novembro, advogados inscritos na OAB-BA irão participar das eleições para escolher a nova Diretoria Seccional, conselheiros seccionais, conselheiros federais pela Bahia, Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados e diretorias das 37 subseções da OAB em todo o estado para o triênio 2025/2027. Em Vitória da Conquista, dois nomes estão na disputa: Wendel Silveira e Gutemberg Macedo.
As eleições da OAB prometem movimentar a cidade e as articulações já foram iniciadas. Wendel Silveira é o atual presidente da subseção de Vitória da Conquista e assumiu o cargo após a presidente Luciana Silva deixar o cargo para lançar a candidatura de vice-prefeita. Uma nova eleição foi realizada em janeiro e Wendel assumiu o cargo, mesmo diante da polêmica envolvendo o processo eleitoral.
Já Gutemberg Macedo é ex-presidente da OAB e busca retornar ao cargo. O advogado atuou neste ano na campanha de reeleição da prefeita Sheila Lemos (União Brasil).
As últimas eleições, realizadas em 2021, foram bastante acirradas. Disputaram cargo a advogada Luciana Silva e o advogado Jônatan Meireles. Com uma diferença de 40 votos, a advogada foi eleita a primeira presidente mulher da Subseção de Vitória da Conquista. Luciana Silva foi eleita com 444 votos. Já Jônatan Meireles teve 404 votos. Os votos nulos somaram 22 e brancos 14.
Para este ano, a expectativa é que as eleições também sejam bastante acirradas. Podem participar advogados adimplentes com as anuidades. O prazo para regularizar a situação financeira com a OAB-BA é até dia 18 de outubro, às 18h.