Dia Nacional da Vacinação: Prefeitura reforça trabalho para aumentar coberturas vacinais no município

Poliomielite, sarampo, varíola, rubéola e coqueluche são algumas das doenças que já causaram muitos danos e sequelas no passado, mas que hoje são erradicadas graças à vacinação. E, para celebrar e reforçar a conscientização sobre a importância da imunização para o controle das doenças imunopreveníveis, nesta quinta-feira, 17 de outubro, é comemorado o Dia Nacional […]

Link Conquista
17/10/2024 14:11

Poliomielite, sarampo, varíola, rubéola e coqueluche são algumas das doenças que já causaram muitos danos e sequelas no passado, mas que hoje são erradicadas graças à vacinação. E, para celebrar e reforçar a conscientização sobre a importância da imunização para o controle das doenças imunopreveníveis, nesta quinta-feira, 17 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação.

No Brasil, foi criado o Programa Nacional de Imunizações para garantir que a população tenha acesso gratuito a mais de 20 vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Vitória da Conquista, essas vacinas estão disponíveis nas 45 salas de vacinas das unidades de saúde da zona urbana e rural; no Caav, para pacientes em tratamento; e na maternidade do Hospital Esaú Matos para imunização dos recém-nascidos com a BCG.

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, destacou que a criança de até um ano e três meses com todas as vacinas necessárias em dia já está protegida contra a maioria das doenças imunopreveníveis. “Desde o ano passado, estamos empenhados nessas estratégias de busca ativa, buscando melhorar as coberturas vacinais para que essas doenças não voltem a aparecer. Mas esse trabalho passa também pela disseminação de informações seguras, por meio de estratégias fortalecidas de comunicação com a população e da conscientização dos pais e cuidadores para assegurarem a proteção das nossas crianças”, reforçou Fernanda.

De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Sarah Farias, o município tem buscado meios de ampliar, cada vez mais, a vacinação da população através de ações feitas em creches, escolas, abrigos e outras instituições. “Nós fazemos ações extramuros, principalmente junto com a Atenção Básica nas ações do Bolsa Família e com o projeto Vacina na Escola, para fazer a atualização de cartões de vacina. Além das parcerias feitas com outros setores, a exemplo da Polícia Federal e da Justiça do Trabalho, e atendendo também às solicitações de empresas para reforçar a importância da vacinação junto à comunidade”, afirmou Sarah.

Com os esforços das equipes e as ações estratégicas de vacinação, já é possível notar melhorias. Ainda segundo a coordenadora, até o mês de setembro deste ano, as coberturas vacinais têm sido mais satisfatórias do que em 2023, já que a maioria das principais vacinas para crianças menores de um ano estão acima de 80%, a exemplo da meningo C (102,91%), pneumo 10 (90,87%), tríplice viral (95,78%), hepatite A (93,98%) e polio VIP (86,82%).

Contudo, as coberturas contra febre amarela (77,19%) e varicela (75,52%) ainda estão um pouco abaixo do esperado, devido à falta de abastecimento pelo Ministério da Saúde, que ainda não deu previsão de entrega para que seja possível repor os estoque nas unidades.

Os principais órgãos e entidades de saúde do mundo, incluindo a Anvisa, garantem que vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico na proteção contra essas doenças e a forma mais eficaz de prevenção. “Vacinas salvam vidas! Estamos sempre fortalecendo e ampliando as ações no nosso município, pois acreditamos que o Programa de Imunização é um dos programas mais bonitos e bem sucedidos do nosso Sistema Único de Saúde”, reitera Fernanda Maron.