Avante anuncia processo de expulsão de Marcos Adriano; medida pode ser retaliação por processo que pede inelegibilidade de Sheila Lemos

Foto: Santiago Neto O partido Avante, que em Vitória da Conquista teve a candidatura a prefeito do advogado Marcos Adriano, anunciou que vai abrir um processo de expulsão do ex-candidato. O comunicado foi feito através de uma nota assinada pela Comissão Municipal do Avante.  Na nota, o partido alega “C ondutas antipartidárias e anticoletivas que […]

Link Conquista
15/10/2024 14:41

Foto: Santiago Neto

O partido Avante, que em Vitória da Conquista teve a candidatura a prefeito do advogado Marcos Adriano, anunciou que vai abrir um processo de expulsão do ex-candidato. O comunicado foi feito através de uma nota assinada pela Comissão Municipal do Avante. 

Na nota, o partido alega “C

ondutas antipartidárias e anticoletivas que vão de encontro aos princípios e diretrizes do Avante”. A legenda, contudo, não detalhou quais seriam as condutas alegadas.  “O Avante se reserva o direito de não expor detalhadamente, neste momento, os fatos específicos que ensejaram esta drástica posição. No entanto, reafirmamos que todas as ações tomadas são baseadas na estrita observância legal e no respeito à autoridade das instâncias partidárias”, afirma trecho da nota.

Em contato com o Blog do Sena, Marcos Adriano afirmou não ter sido notificado do processo e levantou a possibilidade da ação ser uma retaliação à sua ação judicial que tem como foco a inelegibilidade da prefeita Sheila Lemos (União). “Eu não fui notificado de nada até agora. Fiquei sabendo que a estadual também não está sabendo de nada. Comentaram comigo que o que aconteceu foi alguma situação com relação ao fato de eu ingressar com ação de inelegibilidade e promover a ação contra a prefeita Ana Sheila. Então, eu não estou sabendo de absolutamente nada, até mesmo para me defender”, comentou.

Na eleição municipal de 2024, Marcos Adriano obteve 6.512 votos, equivalentes a 3,29% dos votos válidos. Na disputa pela Câmara Municipal, o partido Avante conseguiu eleger um vereador: Natan da Carroceria, que obteve 1.505 votos.

Em sua resposta, o ex-candidato destacou o crescimento do partido com a eleição de um representante no legislativo e questionou a nota divulgada pela Comissão Municipal do Avante. “Provavelmente com a função de querer me intimidar para poder sair do partido. Afinal de contas, eu não estou sabendo de absolutamente nada que eu fiz para manchar o nome do partido. Muito pelo contrário. A gente está levantando o nome do partido aqui dentro da cidade. O partido fez um vereador aqui dentro da cidade, então o partido está no crescente”, disse.

Essa não é a primeira vez que Marcos Adriano enfrenta uma ação para saída de um partido político.

Em 2023, o advogado era filiado ao PDT e, após lançar pré-candidatura a prefeito, perdeu o comando da legenda para o grupo político da prefeita Sheila Lemos.

Leia a nota na íntegra: 

Nota Oficial do Partido Avante

O Diretório Municipal do Partido Avante em Vitória da Conquista vem a público informar que legalmente abriu processo que pode expulsar Marcos Adriano dos seus quadros:

Foi oficialmente aberto um procedimento interno de expulsão dos quadros partidários contra Marcos Adriano, ex-candidato a prefeito, bem como a maioaria dos candidatos que o acompanharam na migração do PDT para o Avante.

Este procedimento visa apurar condutas antipartidárias e anticoletivas que vão de encontro aos princípios e diretrizes do Avante, com o objetivo específico de determinar a permanência ou não dos envolvidos no partido.

O processo de expulsão, conduzido pela Comissão Municipal do partido em Vitória da Conquista, seguirá rigorosamente o estatuto partidário e as normas legais aplicáveis.

Como alternativa à expulsão, o partido oferece aos envolvidos a oportunidade de se retirarem voluntariamente dos quadros partidários(desde que nao sejam vereador eleito ou mesmo suplente direto), dentro de um prazo uma semana, estipulado pela Comissão.

Caso não haja a saída voluntária dentro do prazo estabelecido, o procedimento de expulsão seguirá seu curso até a decisão final.

O Avante se reserva o direito de não expor detalhadamente, neste momento, os fatos específicos que ensejaram esta drástica posição. No entanto, reafirmamos que todas as ações tomadas são baseadas na estrita observância legal e no respeito à autoridade das instâncias partidárias.

Sob a liderança do Ex-deputado Federal e Estadual Ronaldo Carletto, grande empresário do ramo de transportes e gerador de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, o Avante tem como foco primordial a justiça social e a geração de empregos. Estes princípios, forjados na vasta experiência política e empresarial de nosso líder, norteiam todas as nossas ações e decisões.

O Avante foi o partido que mais cresceu na Bahia, conquistando 60 prefeituras e elegendo mais de 3.000 vereadores. Aqui em Vitória da Conquista, temos orgulho de contar com o vereador NATAN da Carroceria, representante legítimo dos valores e da força do nosso partido no município.

Este expressivo crescimento, tanto a nível estadual quanto municipal, é resultado do trabalho árduo e do comprometimento de nossos membros com os valores e ideais do partido, sempre alinhados com a visão de nosso líder maior.

Reiteramos enfaticamente que o Avante não está aberto a aventureiros sem compromisso com o partido e com o povo. Nossa agremiação busca membros que compartilhem genuinamente de nossos ideais e estejam dispostos a trabalhar incansavelmente pelo bem-estar da população.

Diante desse cenário de sucesso e crescimento, e em consonância com os princípios de justiça social e geração de empregos defendidos por Ronaldo Carletto, torna-se ainda mais crucial manter a coesão e a integridade de nossos quadros. As medidas adotadas visam preservar os valores essenciais da nossa agremiação, garantindo que continuemos a atrair e manter membros genuinamente comprometidos com a visão e a missão do Avante e, acima de tudo, com o povo.

Vitória da Conquista, 08 de outubro, 2024.

Comissão municipal do Avante