Outubro Rosa: Prefeitura intensifica oferta de mamografia e ultrassonografia mamária com a Carreta da Saúde

Até o dia 31 de outubro, a Carreta da Saúde estará estacionada no Centro Cultural Glauber Rocha com oferta de consultas clínicas e cardiológicas, além de exames de mamografia, ultrassonografia e radiografia. Mas como a Secretaria Municipal de Saúde está realizando a campanha Outubro Rosa, a Prefeitura facilitou ainda mais o acesso aos exames de […]

Link Conquista
9/10/2024 10:41

Até o dia 31 de outubro, a Carreta da Saúde estará estacionada no Centro Cultural Glauber Rocha com oferta de consultas clínicas e cardiológicas, além de exames de mamografia, ultrassonografia e radiografia. Mas como a Secretaria Municipal de Saúde está realizando a campanha Outubro Rosa, a Prefeitura facilitou ainda mais o acesso aos exames de diagnóstico de câncer de mama, a exemplo de mamografia e ultrassonografia mamária.

O atendimento dos usuários será realizado mediante agendamento da Central de Marcação de Consultas e das unidades de saúde. Durante este mês, por conta da campanha, para realização de mamografia e ultrassonografia mamária, a pessoa que não tiver com a solicitação em mãos poderá se dirigir ao Centro Cultural Glauber Rocha e solicitar o exame.

“O Município, por meio da, Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza esses exames durante todo ano, mas com a chegada do Outubro Rosa nós intensificamos a oferta com o objetivo de alcançar o máximo possível de mulheres que estão com idade para fazer rastreamento do câncer de mama, a partir dos 40 anos, ou pessoas que já tenham histórico familiar de câncer na família. É só vir aqui na carreta e fazer seu exame”, explicou a secretária de Saúde, Fernanda Maron.

E a prevenção é muito importante, pois, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 73.610 novos casos de câncer de mama sejam registrados até 2025, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e que a doença cause 18 mil mortes. Embora rara, esse tipo de câncer também pode acometer homens, representando cerca de 1% dos casos.

Eurides Oliveira, de 67 anos, moradora do loteamento Santa Teresinha, está dentro do grupo prioritário para o rastreamento da doença. Ela já sabe que é importante prevenir para evitar complicações e foi por isso que aproveitou o dia de entrega do resultado de exames para fazer a sua mamografia. “Eu vim buscar o resultado dos exames que fiz na carreta quando ela esteve no Jardim Valéria e eles me perguntaram se eu não queria fazer a mamografia, então, lembrei que já tinha quase dois anos que não fazia e resolvi fazer. Agradeço a iniciativa da Secretaria de Saúde por facilitar estes exames”, explicou Eurides.

Além da intensificação da oferta na Carreta da Saúde, a Secretaria de Saúde está realizando programação do Outubro Rosa em todas as unidades de saúde do município. “Nosso objetivo é a prevenção, conscientização da mulher e também dos homens sobre a importância do cuidado com a saúde, porque sabemos que a chance de cura para o câncer de mama é muito alta quando o diagnóstico é precoce”, explicou Fernanda.