Cinco casos de botulismo foram registrados em três cidades da Bahia na última semana, resultando em duas mortes. A doença, rara e potencialmente fatal, foi confirmada nos municípios de Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Ribeira do Pombal. Segundo informações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), quatro dos cinco […]
Cinco casos de botulismo foram registrados em três cidades da Bahia na última semana, resultando em duas mortes. A doença, rara e potencialmente fatal, foi confirmada nos municípios de Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Ribeira do Pombal.
Segundo informações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), quatro dos cinco pacientes haviam consumido mortadela de frango antes de apresentarem os primeiros sintomas da doença, que incluem fraqueza muscular, dificuldade para falar e engolir, além de paralisia.
Atualmente, três dos pacientes seguem internados no Instituto Couto Maia, em Salvador, especializado em doenças infecciosas. Um paciente já recebeu alta, enquanto as duas mortes foram registradas em Campo Formoso e na capital baiana.
Com esses novos casos, o estado da Bahia contabiliza seis ocorrências de botulismo em 2024. Entre 2014 e 2023, foram notificados 16 casos suspeitos no estado.
Botulismo é uma doença causada pela toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Embora rara, a infecção tem alta letalidade e pode afetar os nervos, provocando paralisia muscular grave, que pode evoluir para insuficiência respiratória e morte se não tratada a tempo.
A doença não é contagiosa, sendo transmitida principalmente pelo consumo de alimentos contaminados, como embutidos e conservas mal acondicionadas.