Aconteceu ontem (12) uma reunião promovida pelo vereador Valdemir Dias para discutir e buscar soluções para a melhoria da cultura em Vitória da Conquista. Estiveram presentes artistas de diversas linguagens, intelectuais, representantes da cultura popular, o compositor, poeta e ex-prefeito de Conquista, Guilherme Menezes, a diretora de Cidadania Cultural, Thaís Pimenta, o ex-diretor de Cidadania […]
Aconteceu ontem (12) uma reunião promovida pelo vereador Valdemir Dias para discutir e buscar soluções para a melhoria da cultura em Vitória da Conquista.
Estiveram presentes artistas de diversas linguagens, intelectuais, representantes da cultura popular, o compositor, poeta e ex-prefeito de Conquista, Guilherme Menezes, a diretora de Cidadania Cultural, Thaís Pimenta, o ex-diretor de Cidadania Cultural, ex-secretário de Cultura e também artista, Nagib Barroso, entre outras importantes figuras da cultura local.
Com apresentações do violeiro Walter Lages, da juventude representada pelo movimento hip-hop e da ex-aluna do conservatório e participante do projeto “Por Isso Que Eu Canto”, a cantora Geise Cypriano, o encontro se desenrolou com leveza.
Durante a reunião, a comunidade manifestou preocupações sobre a falta de equipamentos culturais disponíveis, como o Teatro Carlos Jeovah, a Praça CEU e o Cine Madrigal, entre outros locais que poderiam ser explorados por produtores culturais.
Em sua fala, Leonidas do Terno de Reis de Itaipú refletiu sobre a valorização do grupo com a gestão do Dr. Guilherme: “Antes do Dr. Guilherme entrar nós éramos invisíveis, vivíamos à margem, marginalizados. Quando ele entrou, tudo mudou! Agora, com essa gestão, voltamos a ser o que éramos antes. Precisamos refletir sobre o que tínhamos, o que temos e o que queremos para nossa cultura.”
O vereador Valdemir Dias destacou a importância de um mandato conectado com a cultura e a luta contínua que desenvolveu, citando como exemplo a primeira audiência pública sobre a Lei Paulo Gustavo, enquanto ainda estava sendo votada: “O Deputado Jorge Solla estava votando a lei e, simultaneamente, era realizada aqui pelo meu mandato a primeira audiência a respeito.” O vereador também lembrou a luta para trazer oficinas, em parceria com o Governo do Estado, para a elaboração de projetos e capacitação de produtores.
“Fico muito feliz e agradecido por essa reunião e reafirmo a disposição de continuar esse compromisso com a classe artística, que tem lutado para fazer valer seus direitos, numa cidade que tem se omitido em relação à causa,” completou o vereador.