O candidato à Prefeitura de Boa Nova, Lucas de Aete (MDB) ajuizou um processo de impugnação da pesquisa eleitoral registrada sob o nº BA-04490/2024. A pesquisa foi encomendada pelo Blog do Sena e realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise Política IPAD LTDA. O processo foi julgado pela 059ª Zona Eleitoral de Poções. O emedebista alegou que […]
O candidato à Prefeitura de Boa Nova,
Lucas de
Aete
(MDB) ajuizou um processo
de impugnação da pesquisa eleitoral registrada sob o nº BA-04490/2024. A pesquisa foi encomendada pelo Blog do Sena e realizada pelo
Instituto de Pesquisa e Análise Política IPAD LTDA. O processo foi julgado pela 059ª Zona Eleitoral de Poções.
O emedebista alegou que a pesquisa era “fraudulenta” afirmando que a área física de realização do trabalho não foi especificada. Justificou também que as perguntas do questionário “extrapolavam o objetivo declarado da pesquisa, incluindo questionamentos sobre figuras políticas que não são candidatas no pleito municipal em questão”.
No entanto, o Ministério Público Eleitoral manifestou-se pela improcedência do pedido de impugnação, sustentando que “a informação sobre a área física da pesquisa foi devidamente complementada” e que ” não há impedimento legal à elaboração de perguntas envolvendo outras figuras políticas para ilustrar cenários eleitorais”.
Após análise, a juíza eleitoral Isadora Balestra Marques julgou o pedido do candidato do MDB como improcedente. ” As perguntas questionadas pelo representante – sobre possíveis apoios do Governador, do ex-candidato ao Governo e do Presidente da República – não parecem ter potencial para descaracterizar a pesquisa como instrumento de aferição da intenção de voto para prefeito. Ao contrário, podem contribuir para uma análise mais abrangente do cenário político local e suas conexões com a esfera estadual e nacional”, diz trecho da sentença.
Desta forma, a
pesquisa divulgada no dia 04 de setembro está válida
e aponta o
Antonio Guimarães Andrade, Dr. Antonio (PT), na liderança da corrida eleitoral com 40,7% das intenções de voto de acordo com o levantamento espontâneo — quando os nomes dos candidatos não são apresentados. Já
Lucas de
Aete
(MDB), filho do ex-prefeito Aete, soma 35,2%, e em terceiro lugar na disputa aparece Marilson Moraes Silva, Professor Marilson (PSB) com 6,1% das intenções de voto. Votos brancos e nulos somam 4,3%. Outros 12,8% não souberam responder.
No cenário estimulado, a pesquisa indica que o quadro eleitoral se mantém semelhante, sendo que Dr. Antônio (PT) lidera com 43%, seguido de Lucas de Aete (MDB) com 38,9% e Professor Marilson (PSB) em terceiro lugar com 8,2%. Eleitores que pretendem votar em branco, nulo ou nenhum candidato somam 6,3% e não souberam responder 3,7% dos eleitores. Considerando somente os votos válidos no cenário estimulado, Dr. Antônio (PT) lidera com 47,74%, Lucas de Aete (MDB) obteve 43,17%, e em terceiro lugar, Professor Marilson (PSB) com 9,09%.
Veja
aqui
a sentença na íntegra: