Munícipes de Ipiaú, Jequié, Ibirataia, Barra do Rocha, Aiquara e Jitaúna podem usufruir do Aeródromo de Ipiaú modernizado. Isso porque o governador Jerônimo Rodrigues entregou, nesta quarta-feira (11), a recuperação da pista de pouso e decolagem. Também foram realizadas intervenções na área de taxiway e no pátio de estacionamento das aeronaves. “Esse é um dos […]
Munícipes de Ipiaú, Jequié, Ibirataia, Barra do Rocha, Aiquara e Jitaúna podem usufruir do Aeródromo de Ipiaú modernizado. Isso porque o governador Jerônimo Rodrigues entregou, nesta quarta-feira (11), a recuperação da pista de pouso e decolagem. Também foram realizadas intervenções na área de taxiway e no pátio de estacionamento das aeronaves. “Esse é um dos pontos de apoio. Nós temos, às vezes, dificuldade de pousar em Jequié, por conta do tempo ou da serra, e aqui é uma válvula de escape. A gente sabe, inclusive, da importância de um equipamento desse para transportar, em uma aeronave, alguma pessoa com saúde precária ou quem vem fazer turismo, quem vem fazer negócios”,afirmou o governador, durante a agenda.
As modernizações foram realizadas pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia e contaram com recursos da ordem de R$ 13,7 milhões. O objetivo é facilitar o transporte de passageiros, oferecendo mais conforto e agilidade. Os serviços vão impactar positivamente na economia da região, como destacou o superintendente de Infraestrutura de Transportes (SIT), Saulo Pontes. O coronel Paulo Henrique Rocha Guimarães, do Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia, com sede em vitória da Conquista, recepcionou o governador.
“É para incrementar o turismo regional, a mineração, as eólicas. Os empresários, quando chegam, têm a facilidade de se deslocarem da capital do estado, com uma aeronave, e pousar em uma sede municipal. Isso adianta muito o desenvolvimento da Bahia”, lembrou ele, acrescentando que este é o 28º equipamento entregue na atual Gestão Estadual. O Aeródromo de Ipiaú tem pista asfaltada de 1.300 metros de comprimento por 30 metros de largura. Podem pousar aviões de pequeno porte durante o dia. A construção e a requalificação de aeroportos e aeródromos regionais pelo Governo do Estado da Bahia vêm contribuindo para a atração de novas rotas aéreas. O investimento total em obras nos terminais é de mais de R$ 200 milhões e alcançou diversos Municípios Baianos.
Fotos: Matheus Landim / GOVBA