É importante ficar atento a alguns casos de Leishmaniose que o estado da Bahia e região Sudoeste vem registrando. Em todo o ano passado a Bahia registrou 84 casos confirmados da doença, 10 deles aqui na região: Guanambi, Livramento, Carinhanha e outros municípios próximos a Vitória da Conquista. No ano passado foram 06 mortes provocadas […]
É importante ficar atento a alguns casos de Leishmaniose que o estado da Bahia e região Sudoeste vem registrando. Em todo o ano passado a Bahia registrou 84 casos confirmados da doença, 10 deles aqui na região: Guanambi, Livramento, Carinhanha e outros municípios próximos a Vitória da Conquista.
No ano passado foram 06 mortes provocadas pela doença, neste ano já são 04 mortes, nenhuma aqui na região, por isso é importante continuar atento e buscar ajuda médica aos primeiros sinais.
A Leishmaniose Visceral é transmitida por meio da picada de insetos conhecidos popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. Estes insetos são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas.
É uma doença crônica, sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, dentre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.