O Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP) realizará o Seminário Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Vitória da Conquista: Um Debate Necessário, nesta terça-feira (20). O evento acontecerá no auditório do Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara (antigo Colégio Modelo), às 18h30. O objetivo do evento é fomentar o debate […]
O Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP) realizará o Seminário Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Vitória da Conquista: Um Debate Necessário, nesta terça-feira (20). O evento acontecerá no auditório do Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara (antigo Colégio Modelo), às 18h30.
O objetivo do evento é fomentar o debate e a reflexão sobre Políticas Públicas em EJA no Município de Vitória da Conquista. Na ocasião, também será realizada a reflexão sobre a realidade da EJA no município de Vitória da Conquista BA no tocante a oferta de vagas e propostas pedagógicas para este público, além de proporcionar momentos de Formação Continuada aos professores que atuam nas turmas de EJA da Rede Municipal de Ensino.
Em entrevista ao Blog do Sena, nesta segunda-feira (19), a presidente interina do Simmp, Eliane Nascimento, explicou que a ideia surgiu após conversas com os profissionais que atuam no EJA em Conquista. O evento propõe a discussão sobre a atual situação da modalidade educacional na cidade e visa encontrar possíveis soluções.
“Uma modalidade que sempre sofreu com a evasão, mas que nos últimos anos tem sido mais acentuada a começar pelo fechamento de algumas escolas. Então, isso dificulta para o aluno, porque precisa ir para outros bairros para poder estudar.Então, além disso, a gente tem a questão do esvaziamento, tem a questão da merenda escolar, tem a questão do currículo da EJA, da falta de material didático. São vários problemas que os profissionais da EJA enfrentam, então o Simmp compreendeu que é de muita relevância sentar com eles, para dialogar, e ver quais direcionamentos a gente pode dar para que seja solucionada essa questão”, explicou.
Segundo a presidente, a discussão é importante pois cada vez mais cedo jovens e adolescentes são matriculados no EJA. ” É uma temática de grande relevância porque cada dia mais a gente tem jovens e adolescentes chegando nas turmas de EJA. Ou seja, eles são meio que “expulsos” do diurno, a começar pelo baixo desempenho, começam a perder de ano e não podem mais ficar com os pequenos e por isso são enviados para estudar nas turmas de EJA. E isso, é importante a administração pública criar políticas públicas para compreender esses adolescentes nas turmas de EJA”, pontuou.
O evento contará com palestras ministradas por Núbia Sueli Silva Macedo, mestre e professora da rede municipal de ensino, e pelo professor Dr. denilson Sousa Cunha Júnior, professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). “Dois palestrantes de peso, a professora Núbia é especialista na temática de juvenização que são os jovens cada vez mais cedo nas turmas de EJA e o professor Dr. Adenilson, que estuda EJA na Bahia e no Brasil”, disse.
O evento é destinado para os professores e demais profissionais da educação, além de toda sociedade de Vitória da Conquista e região. “É imprescindível que todos estejam lá, não apenas os professores, mas toda a sociedade conquistense e fora de Conquista que queira debater conosco essa temática. Todos vocês estão convidados. Professores, por favor, compareçam, nós estamos chamando em caráter de assembleia, uma vez que a gente não teve ainda a devolutiva da Secretaria Municipal de Educação sobre a dispensa. Então, todos vocês compareçam nesta assembleia para realizarmos o nosso seminário”, convidou.
Veja a seguir a entrevista na íntegra: