A rádio Brasil FM realizou a segunda entrevista da série com os candidatos à Prefeitura de Vitória da Conquista nas eleições municipais de 2024. Nesta quarta-feira (14), foi a vez de Lúcia Rocha, candidata pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Na rodada de entrevistas, Lúcia Rocha foi abordada sobre diversos temas referentes a cidade como mobilidade […]
A rádio Brasil FM realizou a segunda entrevista da série com os candidatos à Prefeitura de Vitória da Conquista nas eleições municipais de 2024. Nesta quarta-feira (14), foi a vez de Lúcia Rocha, candidata pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Na rodada de entrevistas, Lúcia Rocha foi abordada sobre diversos temas referentes a cidade como mobilidade urbana, saúde, educação e infraestrutura. O Blog do Sena acompanhou a entrevista e irá destacar alguns pontos importantes. O mesmo já foi realizado com
a primeira entrevistada, Sheila Lemos (União Brasil)
e com
o segundo entrevistado Marcos Adriano (Avante)
e também acontecerá com o candidato Waldenor Pereira (PT), que será entrevistado na próxima sexta-feira (16).
Na questão saúde, a pergunta sorteada foi sobre quais são as propostas para melhorar a infraestrutura de saúde no munícipio, incluindo a modernização de equipamentos e a construção ou reforma de unidades de saúde.
Antes de responder a pergunta, Lúcia Rocha, que é vereadora, criticou a situação da saúde pública em Vitória da Conquista. Ela destacou problemas como falta de médicos e remédios, além das reclamações da população sobre a longa espera para a marcação de exames. Segundo ela, a saúde da cidade está na “Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Eu vivencio o dia a dia da nossa cidade, andando nas ruas, visitando os postos de saúde, ouvindo as pessoas, olhando no olho de cada uma delas. Eu vejo o descaso total que se encontra a saúde aqui em Vitória da Conquista e dizer que a saúde está na UTI. Precisamos com urgência melhorar o número de médicos no atendimento, falta medicamentos nas fármacias nos postos de saúde, demora muito a marcação de exames, Os postos estão precisando de reforma com urgência, falta de profissionais para atender crianças especiais. Contratação também de mais médicos”, disse Rocha.
Para Lúcia Rocha, é necessário buscar investimentos junto ao Governo Federal, para proporcionar melhorias, por exemplo, para a Fármacia da Família. E defendeu a criação dos hospitais da criança e da mulher no munícipio. Entre as propoastas, também estão as melhorias na infraestrutura e valorização dos servidores de saúde.
“Vou buscar junto ao Governo Federal investimentos para a Farmácia da Família e eu sempre falei e venho falando na câmara da criação do hospital da criança, do hospital da mulher, essas são cobranças minhas. E temos que fazer parcerias, também, com clínicas para diminuir a demora na marcação de exames, que é mais o que o povo cobra. E valorizar o profissional de saúde que são os heróis”, explicou Rocha.
Sobre a infraestrutura urbana de Vitória da Conquista, Lúcia Rocha respondeu uma pergunta sobre as suas propostas para criar e manter espaços públicos de lazer, como parques e praças, e como pretende garantir que essas áreas atendam as necessidades da população. Em sua reposta, ela afirmou que a população cobra essas áreas de lazer e disse que é importante realizar a revitalização das praças que já existem.
“A população cobra muito a revitalização das praças, academias ao ar livre, para que todas as pessoas, principalmente crianças e idosos, tenham acesso a áreas de lazer. (…) As praças estão acabadas, é preciso revitalizar, é preciso reformar com urgência as praças porque as cobranças são enormes”, disse Rocha.