O Seminário Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Vitória da Conquista: Um Debate Necessário, será realizado no próximo dia 20 de agosto, no auditório do Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara, às 18h30. O evento é uma realização do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP) e contará com a palestras […]
O Seminário Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Vitória da Conquista: Um Debate Necessário, será realizado no próximo dia 20 de agosto, no auditório do Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara, às 18h30.
O evento é uma realização do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP) e contará com a palestras de Núbia Sueli Silva Macedo, mestre e professora da rede municipal de ensino, e do professor Dr.
Adenilson Sousa Cunha Júnior, professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
O objetivo do evento é fomentar o debate e a reflexão sobre Políticas Públicas em EJA no Município de Vitória da Conquista. Na ocasião, também será realizada a reflexão sobre a realidade da EJA no município de Vitória da Conquista BA no tocante a oferta de vagas e propostas pedagógicas para este público, além de proporcionar momentos de Formação Continuada aos professores que atuam nas turmas de EJA da Rede Municipal de Ensino.
A EJA é de suma importância para a promoção da igualdade de oportunidades e a redução das desigualdades sociais. Muitas pessoas enfrentam dificuldades para concluir sua formação escolar na idade regular, seja por questões sociais, econômicas ou pessoais. A EJA oferece a elas a chance de retomar seus estudos, adquirir conhecimentos e habilidades, e ampliar suas perspectivas de inserção no mercado de trabalho.
No entanto, de acordo com o SIMMP, as saulas de aulas vem sendo fechadas nas escolas, em Vitória da Conquista. Durante mo seminário, essa problemática também será discutida. “As salas de aula desse projeto o EJa vem sendo fechadas e vamos discutir todas as questões sobre essa realidade em nossa cidade. Não é por falta de alunos dessa faixa etária, são muitos os alunos jovens e adultos que estão fora da sala de aula. Adultos com sonhos de poder ler e escrever. Ter conhecimento é ter poder, ter educação de fato e formação. O Simmp vem se debruçando em estudos e em visitas às escolas. Percebe-se que muitas escolas estão sem o EJA e isso é muito sério”, destacou o sindicato.