Cidades arborizadas proporcionam muito mais qualidade de vida para seus habitantes. No entanto, a poda das árvores deve ser feita sempre que necessário. Isso porque é necessário zelar pelas árvores, mantê-las tratadas e bem cuidadas.Além disso, quando esse procedimento não é realizado, pode causar uma série de transtornos. Em Vitória da Conquista, a falta dos […]
Cidades arborizadas proporcionam muito mais qualidade de vida para seus habitantes. No entanto, a poda das árvores deve ser feita sempre que necessário. Isso porque é necessário zelar pelas árvores, mantê-las tratadas e bem cuidadas.Além disso, quando esse procedimento não é realizado, pode causar uma série de transtornos.
Em Vitória da Conquista, a falta dos cuidados necessários com as árvores urbanas vinham causando problemas e preocupando vários moradores. Isso porque por muitos anos, as árvores não receberam podas e limpeza necessárias. Com o crescimento, os galhos acabaram atingindo as fiações elétricas dos postes de iluminação pública em diferentes ruas e avenidas da cidade.
As reclamações dos moradores eram constantes e aconteciam desde a época da gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão (MDB). No entanto, parece que o problema começou a ser resolvido na cidade. A Torre Construções, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, inicou a limpeza e poda das árvores.
Duas equipes estão atuando na cidade. O primeiro local a receber a limpeza foi a Praça Alziro Prates, no bairro Candeias, próximo da ruas “boêmias” da cidade. Na rua do Bar CA 1, o proprietário, Naldo, agradeceu a ação. Segundo ele, a limpeza das árvores fez toda diferença. “Está aprovadíssimo. Aqui deu outra visão, outra visibilidade e isso ainda protege a população”, explicou.
Segundo o empresário, por muitos anos, a falta de poda e limpeza das árvores localizadas nas proximidades do seu bar trouxeram muitos problemas. “Sujeira, sujava muito. E agora está limpo e claro”, disse.
De acordo com a empresa Torre Construções, a limpeza correta das árvores e a realização das podas contribuem para uma cidade mais limpa e também segura. “Esse tipo de poda é realizado principalmente para evitar que galhos interfiram em redes elétricas, bloqueiem a iluminação pública, sinalizações de trânsito ou causem riscos à segurança de pedestres e veículos. Também contribui para a sustentabilidade e a qualidade de vida nas cidades, equilibrando a preservação do verde com a segurança e bem-estar da população”, explicou.
Nesta quinta-feira (8), uma equipe realizou o trabalho na Rosa Cruz. Segundo o secretário Municipal de Serviços Públicos, a realização das podas foi iniciada no mês de julho e irá acontecer em toda a cidade. “Tem mais de 30 dias que nós estamos com duas equipes em toda cidade. E iniciamos na Praça Alziro Prates, em torno do Bar CA1 e seguimos no bairro Candeias, Avenida Brasil e já estamos na Rosa Cruz. Outra equipe está no bairro Jardim Guanabara, na Avenida Filipinas. E em breve estaremos na Urbis V”, detalhou.