Os altos números da Dengue em Vitória da Conquista vem causando polêmica desde o começo do ano. O município lidera a lista dos municípios baianos em número de morte, 24, segundo o último boletim do Secretaria de Saúde (Sesab). Uma das estratégias utilizadas para tentar diminuir os casos foi a volta do carro fumacê. O […]
Os altos números da Dengue em Vitória da Conquista vem causando polêmica desde o começo do ano. O município lidera a lista dos municípios baianos em número de morte, 24, segundo o último boletim do Secretaria de Saúde (Sesab).
Uma das estratégias utilizadas para tentar diminuir os casos foi a volta do carro fumacê. O veículo voltou a circular nas ruas da cidade com mais frequência desde a última semana. O carro dissipa um inseticida utilizado para matar o Aedes Aegypti, transmissor do vírus.
A população já vinha cobrando a volta da circulação do carro assim que os casos começaram a crescer. Apesar da popularidade, o inseticida não é o meio mais indicado para combater o mosquito: a eliminação dos criadouros é o meio mais indicado pelas autoridades de saúde para combater o mosquito. A população tem papel principal no combate ao mosquito, eliminando a água parada em casa.
Além da Dengue, o Aedes Aegypti é o responsável também por transmitir os vírus que causam a Chinkungunya e a Zika.