A prevenção contra acidentes de trabalho é um assunto que diz respeito a todos nós, afinal, a maioria da população é formada por trabalhadores. Em Vitória da Conquista, por exemplo, de janeiro a julho deste ano foram registrados 82 ocorrências de acidentes de trabalho, os dados são do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador […]
A prevenção contra acidentes de trabalho é um assunto que diz respeito a todos nós, afinal, a maioria da população é formada por trabalhadores. Em Vitória da Conquista, por exemplo, de janeiro a julho deste ano foram registrados 82 ocorrências de acidentes de trabalho, os dados são do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).
Outro dado que chama bastante atenção é que é no setor da construção civil que vem a maior parte desses acidentes. Seguido do setor agropecuário e transporte de passageiros e produtor por motociclistas. As informações também são do CEREST.
Quando se olha para o estado da Bahia como um todo, neste ano houve um aumento de 8,5% de registros de acidentes de trabalho, em relação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, em 2024 foram contabilizados 7.292 acidentes. Os números foram divulgados em reportagem exibida pela TV Sudoeste.
Dentre os meios principais para a prevenção está o fornecimento, instrução e uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs).