Os últimos dias do mês de julho e o início do mês de agosto devem ser bastante agitados na política de Vitória da Conquista. A semana promete fortes emoções e deve ser marcada por grandes decisões. A semana já começa com a visita do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT), que retorna a Vitória da […]
Os últimos dias do mês de julho e o início do mês de agosto devem ser bastante agitados na política de Vitória da Conquista. A semana promete fortes emoções e deve ser marcada por grandes decisões.
A semana já começa com a visita do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT), que retorna a Vitória da Conquista nesta terça-feira (30). O gestor cumprirá agenda na zona rural e entregará máquinas e equipamentos no Assentamento Lagoa e Caldeirão, próximo ao povoado de Cercadinho. Além disso, também serão realizadas anúncios e assinaturas de ordem de serviço de importantes obras para a região.
Entretanto, a visita do governador também poderá ser um momento para a definição para qual pré-candidatura à Prefeitura de Vitória da Conquista irá o seu apoio: Waldenor Pereira (PT) ou Lúcia Rocha (MDB). Durante sua última visita a cidade no dia 7 de junho, o governador conversou com o Blog do Sena e afirmou que ” não vão ver o governador em cima do muro”. “Se precisa tornar uma decisão, eu tomarei”, disse o governador na época. Por tanto, com o seu retono a cidade, a expectativa é que Jerônimo já defina para quem vai o seu apoio nas eleições municipais de 2024 na terceira maior cidade da Bahia.
Desde que os dois pré-candidatos anunciaram as suas pré-candidaturas para à Prefeitura, um imbrolio foi instaurado na cidade. Isso porque os dois pré-candidatos, tanto o deputado federeal Waldenor, quanto a vereadora Lúcia, integram a base de apoio do governador da Bahia. Waldenor é do PT, mesmo partido de Jerônimo. Já Lúcia integra o MDB, partido que apoiou a candidatura de Jerônimo em toda Bahia.
A divulgação do apoio do governador é esperada há meses e pode ser determinante no resultado final das eleições no munícipio. No próximo sábado (3), Waldenor Pereira e Lúcia Rocha irão realizar as suas convenções partidárias para oficializarem as suas pré-candidaturas. O dia escolhido para o importante evento foi o mesmo, e isso já levantou uma “certa curiosidade” na cidade. Dentre os quatro que disputarão à Prefeitura, eles serão os últimos a realizar as convenções, já que Sheila Lemos (União Brasil) e Drº Marcos Adriano (Avante) já oficializaram suas candidaturas.
Além disso, a movimentação nos bastidores da cidade também acontece devido a divulgação de mais uma pesquisa de intenção de votos, que estava previsto para acontecer nesta segunda-feira (29). O levantamento foi feito pela empresa Seculus Consultoria e Assessoria, entre dias 22 e 24 de junho, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-09235/2024.
O levantamento ouviu 600 pessoas sob as intenções de voto para prefeito nas eleições desse ano. Vitória da Conquista tem quatro pré-candidatos a preferir, Sheila Lemos (UB), Waldenor Pereira (PT), Lúcia Rocha (MDB) e Marcos Adriano (Avante). Entre os entrevistados 46% são homens e 54% mulheres, com a seguinte faixa etária 14% de 16 a 24 anos; 20% de 25 a 34 anos; 22% de 35 a 44 anos, 25% de 45 a 59 anos; e 19% de 60 ou mais. O resultado dessa pesquisa promete movimentar a política conquistense.