A Coopercuc e Cooperlad produzem cervejas artesanais a partir de frutas típicas do Nordeste em pleno sertão baiano. Em um mercado em constante crescimento, a Bahia se destaca com a produção de cervejas artesanais feitas a partir de frutas típicas do Nordeste, como o umbu e o cajá, e produzidas por cooperativas da agricultura familiar, […]
A Coopercuc e Cooperlad produzem cervejas artesanais a partir de frutas típicas do Nordeste em pleno sertão baiano.
Em um mercado em constante crescimento, a Bahia se destaca com a produção de cervejas artesanais feitas a partir de frutas típicas do Nordeste, como o umbu e o cajá, e produzidas por cooperativas da agricultura familiar, como a Coopercuc e Cooperlad, que contam com o apoio da Cresol União dos Vales, através do acesso às linhas de crédito para investimentos e capital de giro.
A cerveja de umbu da marca Gravetero, produzida pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), é a primeira cerveja artesanal produzida pela agricultura familiar no estado da Bahia. De acordo com Adilson Ribeiro dos Santos, presidente da cooperativa, no início houve um pouco de resistência pelos produtores, por ser um produto alcoólico, mas depois veio uma boa aceitação tanto interna quanto dos consumidores. “É uma cerveja que foi despertando outras cooperativas a desenvolverem outras cervejas também”, contou.
A Cooperlad, localizada no município de Tucano, lançou este ano a cerveja de cajá, que surgiu da necessidade de aproveitar melhor o fruto, que na sua maioria era desperdiçado, por não ter para onde escoar. “ A cooperativa visando a agregação de valor socioeconômico dessa cadeia produtiva tão importante, para gerar cada vez mais sustentabilidade na região oriunda de nossos agricultores familiares, vem fomentando ainda mais a produção, conservação e manejo desse fruto” afirmou Cristovão Roma, presidente da Cooperlad.
As duas cervejas e suas respectivas cooperativas, possuem o selo de produtos gerados pela agricultura familiar e são cooperadas da Cresol União dos Vales.
Apoio ao cooperativismo
A Cresol União dos Vales é uma das apoiadoras do cooperativismo na Bahia e da agricultura familiar, fornecendo recursos financeiros para cooperativas e associações que gerenciam agroindústrias da agricultura familiar. E a partir deste ano, a instituição vem com mais soluções e recursos para seus cooperados.
“A Cresol tem sido uma parceira da Coopercuc. Hoje, com a incorporação, temos mais acesso a capital de giro e ao Cogefur, o que contribui muito”, afirmou Adilson, que está na expectativa dos recursos do Plano Safra para o desenvolvimento da cooperativa.
“A Cresol tem apoiado e impactado positivamente em nossa cooperativa com aporte de recursos financeiros, seguros, financiamento, capital de giro, entre os diversos serviços com taxas e juros”, destacou Cristóvão.
Sobre a Cresol
Com 28 anos de história, mais de 900 mil cooperados e 871 agências de relacionamento em 19 estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do país. Com foco no atendimento personalizado, fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.
A Cresol União dos Vales, uma cooperativa singular filiada ao Sistema Cresol, tem 21 anos de atuação. Ela conta com 18 agências de relacionamento, 24 salas de negócios, 2 agências digitais e 2 Centros Administrativos, estes localizados em Ivaiporã ‒PR, e Lauro de Freitas ‒ BA.