Um novo programa com debates sobre importantes temáticas da sociedade foi criado e estreado por Greissy Reis, presidente afastada do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP) e pré-candidata a vereadora. O programa “A Praça é das Mulheres” vai receber mulheres protagonistas da cidade em espisódios que serão divulgados semanalmente. No primeiro […]
Um novo programa com debates sobre importantes temáticas da sociedade foi criado e estreado por Greissy Reis, presidente afastada do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP) e pré-candidata a vereadora. O programa “A Praça é das Mulheres” vai receber mulheres protagonistas da cidade em espisódios que serão divulgados semanalmente.
No primeiro episódio, que traz o título “Quem é Luciana Silva? Conhecça essa mulher que inspira muitas mulheres”, o programa “A Praça é das Mulheres” apresentado por Greyssi Reis, recebeu Luciana Silva. Advogada, ex-presidente da OAB Subseção Vitória da Conquista, professora da Uesb e Doutora pela PUC-SP , Luciana é a atual pré-candidata a vice-prefeita de Vitória da Conquista pelo PSB, na chapa com o pré -candidato a prefeito, Waldenor Pereira (PT).
No programa, Luciana Silva contou um pouco da sua história como mãe, escritora, professora e militante das causas das mulheres. ” Eu vou começar falando que eu sou mãe de uma adolescente de 14 anos, Sofia. Eu tenho um livro infantil publicado “Minha avó boca de canela”. Sou pesquisadora há longa data, pesquisando direitos femininos, a Lei Maria da Penha. Fui a primeira advogada aqui no Centro de Referência Albertina Vasconcelos, sou diretora da União de Mulheres há mais de 15 anos trabalhando com assuntos jurídicos e educacionais e fui a primeira mulher a presidir, com muita honra e felicidade, a OAB Subceção de Vitória da Conquista”, disse Silva.
Luciana Silva também destacou os principais desafios enfrentados pelas mulheres em Vitória da Conquista, dentro da política, da assistência social e da luta pela garantia de direitos. Para ela, atualmente, o maior desafio para a mulher em Conquista tem sido o acesso a saúde pública de qualidade. “Os desafios da mulher conquistense são muito amplos. Nós fizemos uma escuta com o pré-candidato a prefeito Waldenor Pereira, junto a comunidade, e nós vimos como nós mulheres estamos sofrendo na saúde. A saúde específica da mulher, a saúde dos filhos e das filhas, está sendo precarizada. É a dificuldade de encontrar remédio, de encontrar médico, de encontrar assistência nos postos de saúde do munícipio. As mulheres da zona rural também vem sofrendo demais”, explicou Silva.
Atuando em defesa e nas garantias dos direitos da mulheres, Luciana Silva destacou algumas conquistas que ajudou a alcançar para às mulheres do município. “Fui a primeira mulher advogada do Centro de Referência Albertina Vasconcelos, então nós criamos todo o fluxo de rotina de atentimento no Centro, foi uma época que coincidiu com a entrada da Lei Maria da Penha em vigor. Então, nós criamos, pensamos e estruturamos a rede de proteção à mulher aqui em Vitória da Conquista. À frente da OAB, nós lutamos pela implantação da 2ª Vara de Violência Doméstica, na União de Mulheres nós lutamos pela implantação da 1ª Vara e também de outros equipamentos. E eu ainda quero destacar também, uma lei que existe hoje na cidade, que garante que as mulheres quando forem participar de concursos e seleções no nosso município, elas possam amamentar os seus filhos e ter o direito do tempo que ela passa amamentando de volta para fazer a prova. Então, esse projeto foi elaborado por mim, a partir de uma pesquisa que fiz na Universidade e apresentei a então vereadora Nildma Ribeiro, que levou à Câmara de Vereadores e hoje é lei em Vitória da Conquista”, disse Silva.
O programa “A Praça é das Mulheres” é exibido pelo YouTube e novos episódios são divulgados sempre as segundas-feiras, às 19h. Acompanhe
aqui
o primeiro episódio na íntegra.