Quem foi aos supermercados e feiras de Vitória da Conquista nas últimas semanas deve ter notado que o preço da batatinha simplesmente disparou. Ela inclusive foi o principal item responsável pela inflação de alimentos e bebidas neste último mês de acordo com o Índice de Preço Amplo ao Consumidor (IPCA). Segundo reportagem exibida pela TV […]
Quem foi aos supermercados e feiras de Vitória da Conquista nas últimas semanas deve ter notado que o preço da batatinha simplesmente disparou. Ela inclusive foi o principal item responsável pela inflação de alimentos e bebidas neste último mês de acordo com o Índice de Preço Amplo ao Consumidor (IPCA).
Segundo reportagem exibida pela TV Sudoeste, a batata comercializada em Vitória da Conquista vem de cidades da Chapada Diamantina como Mucugê e Ibicoara e, também, de cidades de Minas Gerais.
E o aumento de preço na Central de Abastecimento foi de 100%, a saca com 25 quilos que custava até 90 reais agora pode chegar a impressionantes 180 reais. Aí, não tem jeito, o revendedor compra mais salgado e tem de repassar o preço para o consumidor.
Dentre os motivos para todo esse aumento está a grande procura pela batata, o período de entressafra e teve outro agravante, os fortes temporais que atingiram o estado do Rio Grande do Sul.